O Método de Alfabetização de Adultos de Paulo Freire
- Por Angela Adriana de Almeida Lima
- Publicado 23/07/08
- Educação
-
Avaliação:




Angela Adriana de Almeida Lima
Formada em Magistério -Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pelo CESUBE - Pós graduada nas áreas de Psicopedagogia Institucional pela UCB; Docência Universitária pela UNIUBE e Inspeção Escolar pela FINOM. Atuo como professora na rede Estadual de Ensino, como Supervisora em uma Creche Comunitária, desenvolvo uma pesquisa sobre "Bullying" e ministro mini cursos e sobre os temas Bullying e "Respeitando e Convivendo com as Diferenças. http://www.angelaadriana.com.br
Ler outros artigos de Angela Adriana de Almeida LimaAlfabetizar para além das cartilhas é alfabetizar para o mundo.
O renomado educador brasileiro Paulo Reglus Neves Freire jamais concordou com práticas educacionais que transmitissem aos sujeitos um saber já construído. Ele acreditava que o ato de educar deve contemplar o pensar e o concluir, contrapondo a simples reprodução de idéias impostas - alfabetização deveria ser sinônimo de reflexão, argumentação, criticidade e politilização.
Se em práticas educacionais envolvendo alfabetização em níveis de escolaridades "adequados", metodologias tradicionais de ensino não despertam interesse do educando, no EJA estas ações são um convite a evasão escolar.
Ao pensar em alfabetização de adultos, Freire considerou a ausência de sentido presente nas lições das cartilhas, com frases desvinculadas da realidade do alfabetizando - que após trabalhar o dia todo, sentava em uma cadeira, preocupado com o gás, a água, a energia elétrica, o alimento e o salário do mês - e ouvia frases como "O boi baba e bebe" ou "Vovô viu a uva". Em que frases como estas contribuiriam para seu cotidiano? Aprender a ler e escrever para quê?
Uma mudança seria eminentemente necessária.
As atividades apresentadas a eles também eram desmotivantes ao processo, pois traziam suas respostas prontas, sem a necessidade de uma reflexão sobre o assunto. Apesar de que não havia o que um adulto, trabalhador, assalariado pudesse analisar em frases - desprovidas de informação - como as acima citadas. Então, realmente as práticas envolvendo a alfabetização de adultos estavam desvinculadas da realidade de seus educandos.
Paulo Freire iniciou suas pesquisas de campo, e através delas pode confirmar que as metodologias e os
materiais didáticos utilizados, estavam desmotivando os alunos, que demoravam muito a apresentar resultados e acabavam abandonando os estudos. Após esta conclusão, Freire elaborou seu método, montou sua equipe e partiu para o desafio de alfabetizar para além das cartilhas.
Para realização de seu trabalho, o educador deveria saber ouvir o educando em suas experiências e através delas elaborar seu roteiro de ação, apresentando materiais que apresentassem sentido para a vida dos alfabetizandos, proporcionando a eles ricos momentos de reflexão, durante os "circulos de cultura" - nomenclatura utilizada por Freire para apresentar essa fase do método.
Os resultados foram surpreendentes, os alunos foram alfabetizados em pouco tempo e apenas um se evadiu, evidenciando o sucesso do método. Então, várias novas cartilhas que estimulavam o pensar crítico e consciente foram elaboradas - todavia foram presas ainda na gráfica.
E Freire foi exilado por vários anos, fato que não o impediu de continuar sua luta por uma nova proposta educacional em território brasileiro - uma educação transformadora.
Ao retornar ao Brasil, Paulo deu continuidade aos seus trabalhos e transformando por onde passasse, a forma de pensar de muitos oprimidos.
Faleceu vítima de um enfarto, deixando várias obras literárias que tanto contribuíram e contribuem para a educação em nível mundial.
Em seu legado Freire enfatiza a educação como prática de libertar o ser humano das amarras impostas por interesses pessoais e políticos, proporcionando a educadores reflexões a respeito de suas responsabilidades enquanto mediadores de conhecimento, livre de alienações que descaracterizam uma educação significativa e contrapõem a "formação de um cidadão crítico e consciente" - objetivo maior do processo educacional vigente.
Se em práticas educacionais envolvendo alfabetização em níveis de escolaridades "adequados", metodologias tradicionais de ensino não despertam interesse do educando, no EJA estas ações são um convite a evasão escolar.
Ao pensar em alfabetização de adultos, Freire considerou a ausência de sentido presente nas lições das cartilhas, com frases desvinculadas da realidade do alfabetizando - que após trabalhar o dia todo, sentava em uma cadeira, preocupado com o gás, a água, a energia elétrica, o alimento e o salário do mês - e ouvia frases como "O boi baba e bebe" ou "Vovô viu a uva". Em que frases como estas contribuiriam para seu cotidiano? Aprender a ler e escrever para quê?
Uma mudança seria eminentemente necessária.
As atividades apresentadas a eles também eram desmotivantes ao processo, pois traziam suas respostas prontas, sem a necessidade de uma reflexão sobre o assunto. Apesar de que não havia o que um adulto, trabalhador, assalariado pudesse analisar em frases - desprovidas de informação - como as acima citadas. Então, realmente as práticas envolvendo a alfabetização de adultos estavam desvinculadas da realidade de seus educandos.
Paulo Freire iniciou suas pesquisas de campo, e através delas pode confirmar que as metodologias e os
Para realização de seu trabalho, o educador deveria saber ouvir o educando em suas experiências e através delas elaborar seu roteiro de ação, apresentando materiais que apresentassem sentido para a vida dos alfabetizandos, proporcionando a eles ricos momentos de reflexão, durante os "circulos de cultura" - nomenclatura utilizada por Freire para apresentar essa fase do método.
Os resultados foram surpreendentes, os alunos foram alfabetizados em pouco tempo e apenas um se evadiu, evidenciando o sucesso do método. Então, várias novas cartilhas que estimulavam o pensar crítico e consciente foram elaboradas - todavia foram presas ainda na gráfica.
E Freire foi exilado por vários anos, fato que não o impediu de continuar sua luta por uma nova proposta educacional em território brasileiro - uma educação transformadora.
Ao retornar ao Brasil, Paulo deu continuidade aos seus trabalhos e transformando por onde passasse, a forma de pensar de muitos oprimidos.
Faleceu vítima de um enfarto, deixando várias obras literárias que tanto contribuíram e contribuem para a educação em nível mundial.
Em seu legado Freire enfatiza a educação como prática de libertar o ser humano das amarras impostas por interesses pessoais e políticos, proporcionando a educadores reflexões a respeito de suas responsabilidades enquanto mediadores de conhecimento, livre de alienações que descaracterizam uma educação significativa e contrapõem a "formação de um cidadão crítico e consciente" - objetivo maior do processo educacional vigente.
Spread The Word
Artigos Relacionados
73 Comentários em "O Método de Alfabetização de Adultos de Paulo Freire" 
|
comentou em 23 Jul 2008 6:37:18 AM PDT
Falar em educação sem falar de Paulo Freire é inconcebível.
|
|
comentou em 26 Jul 2008 7:02:44 PM PDT
Ah, Freire! Sempre Freire... Cidadania, justiça social, educação e Paulo Freire.
Jóia! |
|
comentou em 26 Jul 2008 9:23:51 PM PDT
Adorei...Excelente artigo... Paulo Freire é Paulo Freire.
PARABÉNS pela escolha***** |
|
comentou em 11 Aug 2008 10:43:35 AM PDT
Excelente artigo.
|
|
comentou em 12 Sep 2008 6:28:58 PM PDT
Sou estudante de pedagogia da Estácio. Gostei deste método, pois o conheço. Já foi aplicado á mais de 2 mil anos atrás, na biblia sagrada, no livro de Neemias; retrata este assunto.devemos recostruir os muros com o que foi derribado.e não comprar materiais novos.ensinar atraves de sua própia experiência.
|
|
comentou em 16 Oct 2008 7:37:51 PM PDT
Sou supervisor de um projeto do EJA! Utilizamos o Método do Freire e temos tido muito sucesso!
|
|
comentou em 03 Nov 2008 8:58:05 AM PDT
adorei o artigo pois só uma fã quanto as métodos de Paulo Freire
|
|
comentou em 14 Nov 2008 12:07:35 PM PDT
Iniciarei um curso de alfebetização de adulto baseado em texto Bíblicos utilizando os métodos de Paulo Freire.
|
|
comentou em 19 Dec 2008 2:48:18 AM PDT
oi, marlene, tb estou interessada nesse projeto. Como poderemos nos contactar?
|
|
comentou em 11 Mar 2009 8:33:01 AM PDT
Preciso de ajuda....começarei a trabalhar com alfabetização de adultos e não sei exatamente o que fwezar...preciso de idéias, um norte a seguir....por favor, ajudem-me!!!!Grande abraço...Meu email é: joanasantana_costa@yahoo. com.br
|
|
comentou em 09 Apr 2009 4:06:23 PM PDT
Comecei um trabalho com alfabetização de adultos e preciso de mais detalhes sobre o método Paulo Freire.
Estamos fazendo o levantamento de palavras geradoras. Como trabalho co senhoras a primeira palavra trabalhada, por escolha delas foi - COMIDA Já separamos as sílabas e agora estamos montando palavras. Devo pedir que formem frases com as palavras? Que outras estratégias devo utilizar para continuar? Os primeiros resultados nos deixaram felizes. Uma senhora nos disse que depois de 4 anos é a primeira vez que consegue ler uma palavra no quadro. Me ajudem para continuar este trabalho. |
|
comentou em 09 Apr 2009 6:12:22 PM PDT
Ilen, vc começou muito bem! Pode formar frases, conversar com elas para saber o que sabem sobre a palavra, peça a elas que tragam receitas e explore-as, se possível fazendo uma receita com elas, alterne as sílabas e forme outras palavras, pergunte sobre palavras que comecem ou terminam com as mesmas sílabas da palavra geradora. Trabalhe as sílabas de forma desordenada, leia várias vezes a palavra geradora com elas, depois escreva-as junto com outras palavras que possuem grafia parecida e peça que elas a identifiquem.
Um abraço |
|
comentou em 14 Apr 2009 6:20:02 AM PDT
Oi Adriana
Obrigada pela resposta e estímulo. Ótima a sugestão da receita. Durante muitos anos alfabetizei crianças e essa é a primeira vez que estou trabalhando com adultos. Estou usando algumas estratégias do Freinet, mais a minha experiência e espero que dê certo. Você pode me sugerir alguns livros sobre o desenvolvimento do método? Obrigada Ilen |
|
comentou em 14 Apr 2009 4:05:53 PM PDT
Ilen, é isso mesmo, sua experiência é muito importante para o processo. E Freire também acreditava a experiência do sujeito, esta é uma das bases do método. Meu livro de cabeceira foi O MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS DE PAULO FREIRE ,
de carlos Brandão. Esta obra é de fácil leitura e explica o método passo a passo. Sucessos, viu? Um abraço |
|
comentou em 15 Apr 2009 10:06:20 AM PDT
Adriana, deu falar sobre receita.
Me ensinaram a fazer bolacha de nata, até levaram para o grupo A minha próxima palavra geradora vai ser bolacha. depois nata. Que tal? Esqueci de te contar que tenho 70 anos e estou muito satisfeita em conseguir ajudar essa senhoras com a sua ajuda Obrigada |
|
comentou em 16 Apr 2009 4:29:14 PM PDT
Que bom que tenha dado certo! A palavra bolacha é ótima, mas tem a dificuldade ortográfica CH, vc deverá estar atenta se a turma já consegue assimilar as sílabas desta dificuldade! A palavra NATA é perfeita, pequena e sem dificuldades. Vc pode continuar com receitas, dobrando-as poderá trabalhar a matemática também... Que legal vc ter 70 anos e estar disposta a ajudar as pessoas. Continue assim, viu!
Um abração |
|
comentou em 09 Apr 2009 6:07:24 PM PDT
Olá, Joana! Como vai a sua experiência? Está gostando?
Um abraço |
|
comentou em 15 Jul 2009 3:01:11 PM PDT
Marlene tbem estou interressada neste curso como posso me engajar nesse trabalhoPor favor entre em contato comigo kayseg12@hotmail.com
|
|
comentou em 10 Aug 2009 8:47:17 PM PDT
Oi eu sou André e preciso da ajuda de vcs nau tenho nenhuma didatica mas a vontade de ajudar uma amiga minha < vovó>a ler e escrever me mandem material para começar esse trabalho .Obrigado .andrecoelho7@hotmail.com .Conto com a sua colaboração.
|
|
comentou em 23 Feb 2009 4:27:19 PM PDT
Gostei muito do artigo, que muito contribuiu para o meu conhecimento, e estou começando o meu trabalho de conclusão de curso cujo o tema é EJA.
|
|
comentou em 05 Mar 2009 12:17:59 PM PDT
Na verdade Paulo Freire deu a grande contribuição para a educação de jovens e adultos, ao imprimir um novo conceito para esse segmento que sofria e infelizmente ainda sofre, ao trabalhar a alfabetização com textos e vocabulário que me parecem impróprios até para crianças.
|
|
comentou em 30 Mar 2009 6:04:19 AM PDT
muito enteresante gostei gostaria de receber mais informação como fazer exercicios para esse publico
|
|
comentou em 09 Apr 2009 6:05:55 PM PDT
Elizanete, desculpe pela demora em responder. Os exercícios, como todo o processo, deverão ser voltados á realidade dos alunos. Vc deverá adotar uma palavra chave, a que a maioria tiver em comum, e trabalhá-la constantemente. Pode ser com fragmentos(sílabas) para serem montadas, formas diferentes de escrevê-la, o conhecimento que a turma possui sobre a palavra, construção de novas palavras a partir das sílabas da palavra chave, frases orais e escritas, etc..
Um abraço Angela Adriana |
|
comentou em 06 Apr 2009 10:25:08 AM PDT
preciso de ajuda sou professora comecei a alfabetizaçao e nao tenho ideias, por favor nao sei o que fazer me ajude.......
|
|
comentou em 09 Apr 2009 6:00:43 PM PDT
Èrica, sua ansiedade é normal, não se preocupe! Não existe receita pronta para um processo educacional, mas a Pedagogia de Paulo Freire enfatiza a Educação libertadora. Assim, comece ouvindo sua turma, questione, investigue, descubra pontos em comum entre eles, depois comece a pensar em uma palvra chave que não contenha dificuldades ortográficas. Exponha esta palavra no ambiente e pergunte o que os alunos sabem dela. Anote tudo no quadro, depois vá trabalhando fragmentos da palavra(sílabas) de forma desordenada e anotando palavras que comecem com estas sílabas. Daí, leia a palavra chave várias vezes com a turma, escreva-a de diferentes maneiras, peça-os que observem a diferença, construam frases orais e depois escritas... Você encontra subsídios para este trabalho na obra: O Método de Alfabetização de Adultos de Paulo Freire, autor: BRANDÃO, Carlos.
Um abraço Angela |
|
comentou em 21 Apr 2009 3:25:58 PM PDT
Trabalho com alfabetização de jovens e adultos pelo SENAR, aprendi muito lendo os livros e participando dos foruns de educação Paulo Freire na PUC.
Meus alunos aprendem a ler e escrever em 10 meses. Exelente o artigo. |
|
comentou em 22 Apr 2009 7:21:15 PM PDT
Oi, Solange! Obrigada pelo seu comentário! Temos muito a conversar então, viu?
Sucessos! |
|
comentou em 26 Apr 2009 1:10:40 PM PDT
PRECISO DE AJUDA, VOU COMEÇAR A TRABALHAR COM ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E NÃO SEI O QUE PASSAR PARA ELES ME AJUDEM. ABRAÇOS
|
|
comentou em 26 Apr 2009 2:19:39 PM PDT
Oi, Lizandreia! Não se apavore, viu? lembre-se de que as pessoas com que vc irá trabalhar todas tem grandes histórias de vida, comece então, uma sondagem sobre a turma, ouça suas apresentações e histórias. Depois estabeleça uma palavra que tenha sido citada mais vezes, como palavra chave e através dela estabeleça seu trabalho. Pode utilizar as sílabas que formam as palavras, desde que apareçam fora de ordem e delas se originem novas palavras. Para maiores esclarecimentos te sugiro o livro "O método de alfabetização de Adultos de Paulo Freire" autor: Carlos Brandão.
Um abraço |
|
comentou em 09 May 2009 4:06:25 PM PDT
Oi turma!Estou no 3º período do curso pedagogia,da UFMG/UAB.Ainda não tenho experiência como professor,mas acredito que aliar teorias a vida cotidiana das pessoas,contribui muito para desbloquear o cérebro.Com relação ao texto,falar de "Paulo Freire," é sem dúvida, um momento exepcional,esse escritor é fantástico!
|
|
comentou em 27 Jun 2009 5:13:32 PM PDT
Concordo plenamente com vc, José Marcos! Paulo Freire nos deixou em seu legado, obras fenomenais e precisamos trazê-las à nossa prática cotidiana.
Um abraço |
|
comentou em 13 May 2009 7:57:22 AM PDT
Este artigo é ótimo, parabens. Eu sou formada em Pedagogia pela UFPA ja dei aula para crianças e esse ano vou assumir de cara uma coordenação de 7 turmas do Mova pARÁ ALFABETIZADO, sou uma leitora apaixonada por Paulo Freire, estamos no segundo mês do programa e os progressos estão lentos, como eu devo proceder daqui em diante?
|
|
comentou em 27 Jun 2009 5:18:37 PM PDT
Olá, Mayra! Se vcs estão no segundo mês do programa, devem seguir a diante. Porém, não devem avançar sem que todos os objetivos tenham sido alcançados. Uma boa dica é continuar o círculo de cultura, conhecendo mais a turma e paralelamente, continuar realizando o trabalho de alfabetização. Sempre que os avanços em relação ao método são lentos devemos rever as palavras chaves e identificar se elas realmente fazem parte da rotina delas, caso contrário elas se sentem desmotivadas e tendem a desinteressar pelo processo.
Um abraço |
|
comentou em 26 Jan 2010 6:24:42 AM PDT
Por favor, gostaria de ter mais infomações sobre o projeto MOVA em Breves, por acasoo, esse projeto já está funcionando?
|
|
comentou em 13 Jun 2009 9:00:08 AM PDT
Olá tudo bem?
Excelente sua solidariedade acadêmica, a vida real de fato necessita de uma dialética com atores acadêmicos. Sou universitário em Pedagogia pela FaE/CBH/UEMG e ao longo dos seis períodos de formação e estágios curriculares que se iniciaram no primeiro período, observo que há um distanciamento dialógico entre as instituições supeirores e as instituições de ensino nos mais variados níveis e modalidades. Obsrevo também que educadores desconfiguram a filosofia Freireana, é evidente que sua proposta deve ser contextualizada a cada historicidade e principalmente a vida integral de seus educandos, no entanto, há uma lacuna excludente que reforça a exclusão dos oprimidos, tudo ocorre pelo fato da Educação ainda não ser legitimada enquanto um bem cultural, um patrimônio socio-cultural. Gostaria de ampliar o diálogo e compartilho contigo meu espaço de reflexão: http://apedagogiaentreodizereofazer.blogspot.com/ é um espaço de aprendizado, um espaço dialógico, um espaço de reflexão subjetiva em que eu construo com meu ponto de vista a partir de minhas experiências de mundo, apesar de colocar ouco meus artigos ou reflexões, uma vez que ainda não os redigi. Abraços fraternos, Wellington Bernardino |
|
comentou em 27 Jun 2009 5:28:57 PM PDT
Oi, Wellington! Concordo com vc, mas podemos iniciar nossas reflexões pensando nos motivos que fazem com que a educação ainda se mantenha como um instrumento de exclusão, principalmente da exclusão político-cultural que transforma o cidadão em ser crítico/pensante/conscien te/transformador. Será que não é importante para a MASSA que as pessoas ainda continuem a margem de uma verdadeira educação? Em nosso currículo oculto podemos trabalhar a criticidade das mentes obscurecidas pelo tal sistema e isto apresenta grandes resultados. Vivemos uma época em que saber "de quem é a bola" não é tão relevante... a ação é mudar nossos paradigmas em torno de uma verdadeira educação libertadora e os passos para este processo esta dentro de cada educador que se propõe a realizar este trabalho.
Um abraço |
|
comentou em 26 Jun 2009 7:20:30 AM PDT
Sou recém formada em pedagogia e estou tentando alfabeltizar uns de forma voluntária alguns adultos. Como nunca tive experiência com alfabetização eu gostaria de dicas de como iniciar este trabalho, pois só me sentirei feliz após ter contribuido para aprendizado deles. Me ajude!
|
|
comentou em 27 Jun 2009 5:33:39 PM PDT
Oi, Dayane! A primeira dica é bibliográfica, leia o livro "O método de alfabetização de adultos de Paulo Freire" - Carlos Brandão.
Esta obra é a "biblia" para quem deseja trabalhar o método de Paulo Freire. A outra dica é o amor e a persistência. Sempre conversando com a turma e levantando as palavras-chave que façam parte da vida do alfabetizando e represente um sentido na vida dele. Um Abraço |
|
comentou em 27 Jun 2009 9:47:00 AM PDT
Maravilha de artigo, concordo plenamente com todos os comentários acima ..
|
|
comentou em 27 Jun 2009 5:34:33 PM PDT
Olá, Geise! Obrigada pelo seu comentário!
Um abraço |
|
comentou em 25 Jul 2009 8:21:26 PM PDT
Parabéns pelo artigo. Sou admiradora e seguidora dos legados do grande mestre Paulo Freire. Estou desenvolvendo trabalho de pesquisa sobre o tema Educação de Jovens e Adultos como conclusão do curso de Orientação Educacional. Como educadora, vejo que é de suma importância conhecer a trajetória dessa modalidade de educação. nessa trajetória, temos a grande participação de Paulo Freire.
|
|
comentou em 03 Aug 2009 2:08:05 PM PDT
Gostei do artigo, imensamente. Fiz um curso na Universidade de Londres há três anos e pude constatar o alcance das propostas de Paulo Freire com a libertação do homem via alfabetização em muitas outras nações. Não é apenas mais um método. Creio que, utilizando em cada lugar, ferramentas e coisas do ambiente do educando, a aprendizagem será rápida e o interesse crescente. Prossiga, Angela - o caminho é árduo mas frutífero.
|
|
comentou em 10 Aug 2009 8:58:32 PM PDT
Preciso da ajuda de vocês,quero ajudar uma amiga minha (vovó) a ler e escrever ,nunca fiz isso antes e nem sei por onde começar ,me ajudem .andrecoelho7@hotmail.com
|
|
comentou em 05 Sep 2009 10:02:14 AM PDT
preciso que me orientem,pois tenho uma colaboradora de 36 anos de idade em minha casa e ainda é analfabeta e eu gostaria muito de ajudá-la a aprender ler e escrever.Iniciei esta semana com exercicios de coordenação motora,mas não tenho noção de qual seria o melhor método e o tempo diário necessário para a alfabetização.
|
|
comentou em 20 Sep 2009 12:59:12 PM PDT
Oi Angela Adriana, seu artigo me ajudou muito, e os comentários dos leitores também. Peço sua ajuda pois não estou conseguindo achar o livro que você indica do Carlos Brandão. O título dele é esse mesmo? e o nome completo do autor ? agradeço sua ajuda. Abraço.
|
|
comentou em 22 Sep 2009 4:59:43 PM PDT
Oi pessoal sou educador de EJA a muitos anos e trabalho com o métódo Freire. Há poucos dias adquiri um material fantástico que tem sugestões de atividades a partir de palavras geradoras da realidade de nossos alunos. O material tem 4 volumes com palavras geradoras de A a Z mais material anexo composto de cartazes e jogos que podemos desenvolver com a turma. A coleção é Dia a dia do professor EJA , da editora Fapi. O site WWW.editorafapi.com.br
|
|
comentou em 22 Sep 2009 6:22:08 PM PDT
já alfabetizei adultos pelos métodos de Paulo Freire e pretendo retornar em breve, pois tenho saudades dos velhinhos e velhinhas (hoje estou com 60 anos e na época 40) que esforçavam-se ao extremo para aprender! Com palavras geradoras, receitas, contagem de grãos, etc, tudo que envolvia o seu meio e deu resultados positivos!
|
|
comentou em 19 Oct 2009 8:01:32 AM PDT
Olá Angela, ótimo artigo! Meu nome é Priscila e estou no 8º periodo do curso de psicologia. No momento estou estagiando no Cefet com o Proeja, que são jovens e adultos que fazem o ensino médio e o técnico integrado, e preciso montar um projeto de intervenção. Na verdade pensei em montar um projeto voltado para a prevenção da evasão, que acontence muito, pois a maioria trabalha fora, tem filhos e já passou dos 25 anos, e por isso queria montar círculos de debates, com dinamicas. Fazer um espaço de reflexão, informação, um local onde eles possam falar de suas vidas, trocar informações e assim contribuir para o progresso da sua educação.
Desta forma, ainda estou meia perdida, gostaria que alguém me desse uma idéia, algo que eu poderia fazer... Aguardo respostas. Obrigado |
|
comentou em 05 Jan 2010 12:41:08 PM PDT
Parabéns pelo artigo! Sou estudante do curso de serviço social e neste momento estou a estagiar com um curso de alfabetização para adultos. O método que utilizamos é o de Paulo Freire e, sem duvida, é o mais adequado pelos excelentes resultados. Mais uma vez, parabéns!
|
|
comentou em 16 Jan 2010 2:09:48 PM PDT
È um ótimo artigo, dei aula a muitos anos para crianças,e agora estou aceitando um desafio novo de dar aulas para adulto num centro de recuperação, não sei como vou me sair mas, espero de-pois, de ler seu artigo estou muito esperançosa. Obrigada pela ajuda.
|
|
comentou em 07 Feb 2010 5:25:33 AM PDT
Preciso de ajuda, vou lecionar em uma turma de EJA(ALFABETIZAÇÃO) e não sei por onde começar.
|
|
comentou em 06 Mar 2010 10:21:12 AM PDT
gostei muito, sou professora do ensino fundamental e professora de ed. física.Pretendo trabalhar com adulto e terceira idade, trabalho voluntário.
|
|
comentou em 08 Mar 2010 6:30:23 AM PDT
Sou voluntária e estou buscando informações para a base de meu trabalho que será a alfabetização de adultos. Gostei muito do artigo! Parabéns!!!
|
|
comentou em 11 Mar 2010 5:31:30 PM PDT
Sou academica do ultimo ano de pedagogia e vou fazer meu tcc sobre eja e lendo seu artigo resolvi enfatizar a alfabetização. Vc poderia me dar umas dicas de leitura.Desde já agradeço.
|
|
comentou em 16 Mar 2010 9:23:50 PM PDT
Bom tenho 21 anos, estou no 1º periodo de pedagogia pelo ISERJ, fiz formação de professores, já trabalhei com crianças e até adolescentes, mas agora estou querendo ajudar uma vizinha que tem 30 anos e tem dificuldade para aprender as coisas e já não tem muita paciencia para ficar em sala de aula, mas não tenho noção de como começar, ela só fez até a 1º série, sabe ler e escrever um pouco, alguém me ajuda, como devo começar?
|
|
comentou em 07 Apr 2010 8:31:12 AM PDT
muito bom, um dos maiores intelectuais da pedagogia mundial, Paulo Freire!
|
|
comentou em 11 Apr 2010 11:23:49 PM PDT
Sou estudante de pedagogia, estou pensando em defender a tese de Educação De Jovens e Adultos em minha Monografia , e como não poderia deixar de ser, tenho que começar pela alfabetização e este seu artigo veio acalhar no momento certo vai ser de grande valia para minha monografia. Ótimo.
|
|
comentou em 16 Apr 2010 6:24:41 AM PDT
adorei o artigo , mas gostaira de saber alguns livros que eu possa usar para alfabetizar vários adultos lá da fazenda, pessoas que nunca tiveram a oportunidade de pegar num lápis.eu só tenho boa vontade, mas técnica nenhuma, me ajude a resolver esse problema.
|
|
comentou em 16 Apr 2010 6:29:47 AM PDT
sou aposentada e gostaria de alfabetizar várias pessoas lá na fazenda que nunca tiveram a oportunidade de pegar num lápis. por favor me indique alguns livros de alfabetizaçao de adulto, do método paulo freire, para que eu possa me basear
|
|
comentou em 18 Apr 2010 8:18:17 PM PDT
Amei o artigo, estou trabalhando com EJA e é muito gratificante ver o interesse deles em aprender, vale a pena investir para estimulá-los.
|
|
comentou em 19 Apr 2010 7:51:19 PM PDT
Parabéns. Essas perguntas e respostas me ajudaram bastante a quebrar bloqueios em minha mente e irão contribuir bastante no desenvolvimento do meu trabalho como alfabetizadora
|
|
comentou em 13 May 2010 5:59:43 PM PDT
so estudante do curso de pedagogia e estamos falando das platicas pedagogicas do educar,metodos,comoele pode cotribuir,se vc estivre algum material me mande no meu e-mail bjos!!!
|
|
comentou em 14 May 2010 12:53:28 PM PDT
adorei todos os depoimentos e vi k nao e so eu que estou com muita dificuldade de ensinar,pois comecei a dar aula para alfabetizaçao de adultos e estou muito preocupada pois eles querem coisas mais avançada e falam muitas coisas,sao da roça,mexem com lavoura de cafe ,gado,estou bem perdida
por favor me mande algua coisa que eu possa passar para eles,obrigada.sou professora do senar pelo sindicato de pardinho,SAO PAULO. |
|
comentou em 17 May 2010 12:59:47 PM PDT
Onde trabalho recebemos uma senhora para ajudar na arrumação que quer aprender a ler e escrever e gostaria muito de ajuda-la. Gostaria de saber se alguem tem alguma orientação e se pode passa-la e, se possivel, algum material para ser usado. (dayseluci@ig.com.br).
Obrigada |
|
comentou em 18 May 2010 2:09:39 PM PDT
Gostei muito do seu artigo. Sou estudante no primeiro período de Pedagogia na UNIRIO e na minha grade curricular tem uma disciplina não obrigatória chamada "Paulo Freire: Pensamento e Obra", confesso que por ser optativa não pensava em faze-lá, agora não só vou fazer como também irei procurar o livro que você citou.
|
|
comentou em 28 May 2010 11:51:05 AM PDT
preciso de ajuda para poder alfabetizar, quero este método pois tudo tem que ter um sentido.
|
|
comentou em 01 Jun 2010 4:56:23 AM PDT
Estava aqui a procura de dicas de como alfabetizar adultos e li seu artigo, muito interessante.
Parabéns! |
|
comentou em 01 Jun 2010 6:21:54 AM PDT
adorei este artigo, faça parte de um projeto de educação de jovens e adultos e isso contribui bastante pra mim ta me relacionando com eles, por isso muito obrigado por ta postando esse ótimo artigo, isso motiva mais a prosseguir esse trabalho...
|
|
comentou em 05 Jun 2010 8:31:48 AM PDT
Gostei muito ,mas preciso de ajuda estou trabalhando pela primeirea vez com alfabetizaçao de adultos , e devo seguir o metodo Paulo Freire , so que eu me deparei com alunos ja alfabetizados nao to conseguindo me encontrar para criar atividades por favor eu preciso desse emprengo me de ideias para trabalhar com eles,pois no meio eu so tenho dois que nao estao alfabetizados e tenho que trabalhar .Espero resposta obrigada
|
|
comentou em 14 Jul 2010 9:20:38 AM PDT
Amei, este artigo, mas queria mais informações sobre a alfabetização de adulto
|
|
comentou em 15 Aug 2010 6:39:20 PM PDT
amei o artigo, amanha mesmo vou a procura do livro...tbm comecei a trabalhar com eja... estou um pouco perdida ...tenho alunos ja alfabetizados, mas tbm tenho os nao alfabetizados...ja estava preocupada ..mas agora estou mais confiante...obrigada...
|
|
comentou em 17 Aug 2010 11:18:23 AM PDT
que legal ,FREIRE é um grande mestre da alfabetização. Alfabetizar adultos é um trabalho muito bom, troca de experiencia
|
|
comentou em 25 Aug 2010 1:23:13 PM PDT
Faço faculdade de jornalismo e gostaria de sabe se há alguma forma de pessoas idosas que tem interesse em se alfabetizar,porém trabalham e não podem frequentar aulas diariamente.Agradeceria se me enviassem por e-mail e gostaria também que publicassem on line permitindo oportunidades.
|

Autor)


