Bullying - Violência Nas Escolas
- por Angela Adriana de Almeida
- Publicados 22/07/08
- Educação
-
Avaliado:




Angela Adriana de Almeida
Formada em Magistério -Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pelo CESUBE - Pós graduada nas áreas de Psicopedagogia Institucional pela UCB; Docência Universitária pela UNIUBE e Inspeção Escolar pela FINOM. Atuo como professora na rede Estadual de Ensino, como Supervisora em uma Creche Comunitária, desenvolvo uma pesquisa sobre "Bullying" e ministro mini cursos e sobre os temas Bullying e "Respeitando e Convivendo com as Diferenças. http://www.angelaadriana.com.br
Veja todos os artigos por Angela Adriana de AlmeidaAusência de Valores Gera Violência Nas Escolas
Em todos os ambientes onde pessoas se encontram sejam eles: trabalho, família, igreja, tribos, estabelecimentos comerciais, hospitais e demais lugares, acontecem relações interpessoais. Nas instituições escolares elas também se evidenciam e originam, muitas vezes, certos dissabores entre seus agentes. Acontece que nestas relações há sempre um mais forte - ou que pelo menos demostra ser assim - e nessa ânsia pelo poder, o suposto mais forte, busca sua ou suas vítimas, através das quais seu domínio será exercido. Uma vez escolhida a vítima, o agressor irá maltratá-la, visando ridicularizá-la perante os demais colegas. Algumas pessoas acham por bem assistir a tudo como se nada estivesse ocorrendo - são os chamados espectadores. Neste contexto se estabelece o Bullying, que tem como protagonistas a vítima, o agressor, o espectador e seu círculo vicioso.
A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo - nem sempre as consegue justificar - prefere se manter afastado dos demais colegas.
O agressor é temido pelos demais, manipula seus espectadores - que o auxiliam em suas práticas- anda sempre em grupos, não suporta ser contrariado, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo, seu tom de voz é grosseiro, aparece com pertences, lanches de suas vítimas - alegando ter sido presenteado por elas.
O espectador assiste a tudo na maioria das vezes sem se manifestar, em alguns casos participa como cúmplice das agressões temendo contrariar o agressor, que por sua vez se voltará contra ele.
As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminações
e várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa.
Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos - nesse caso, ela poderá até optar pelo suicídio.
Talvez guarde essa mágoa durante anos e de repente, em um momento de explosão, invada sua escola atire nos colegas e em quem atravessar seu caminho, passando da condição de vítima para agressor - todavia sempre que a vítima opta por matar, ela pratica o suicídio em seguida.
Pode ser também que a vítima não consiga reproduzir seus maus tratos ao seu agressor, mas o fará assim que encontrar uma pessoa mais fraca do que ela, estabelecendo assim o tão temido círculo vicioso do Bullying.
É importante ressaltar que o Bullying, não é praticado apenas por alunos e entre alunos. Conforme foi dito anteriormente, ele se traduz em todas as relações desiguais de poder em que um dos agentes sejam ridicularizados ou sofram qualquer tipo de agressão. Portanto, no ambiente escolar, pode acontecer também entre alunos e professores - inclusive alguns alunos, além de agredir fisica e verbalmente seus professores na escola - criam perfis em sites de relacionamentos visando ridicularizá -los ainda mais. Em contra partida alguns professores utilizam o recurso avaliação para punir e alienar seus alunos; abusam de seus conhecimentos e "poder" para humilhá-los.
A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem sejam seus protagonistas - ele gera situações de violência que podem se estender por toda a sociedade. É necessário que todos os envolvidos no processo educacional estejam atentos a este vilão que permeia a educação do século XXI e elaborem planos de ação em que valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania sejam constantemente abordados. Consequentemente os ambientes escolares que investirem nesses valores tão esquecidos em tempos atuais, estarão contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas.
A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo - nem sempre as consegue justificar - prefere se manter afastado dos demais colegas.
O agressor é temido pelos demais, manipula seus espectadores - que o auxiliam em suas práticas- anda sempre em grupos, não suporta ser contrariado, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo, seu tom de voz é grosseiro, aparece com pertences, lanches de suas vítimas - alegando ter sido presenteado por elas.
O espectador assiste a tudo na maioria das vezes sem se manifestar, em alguns casos participa como cúmplice das agressões temendo contrariar o agressor, que por sua vez se voltará contra ele.
As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminações
Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos - nesse caso, ela poderá até optar pelo suicídio.
Talvez guarde essa mágoa durante anos e de repente, em um momento de explosão, invada sua escola atire nos colegas e em quem atravessar seu caminho, passando da condição de vítima para agressor - todavia sempre que a vítima opta por matar, ela pratica o suicídio em seguida.
Pode ser também que a vítima não consiga reproduzir seus maus tratos ao seu agressor, mas o fará assim que encontrar uma pessoa mais fraca do que ela, estabelecendo assim o tão temido círculo vicioso do Bullying.
É importante ressaltar que o Bullying, não é praticado apenas por alunos e entre alunos. Conforme foi dito anteriormente, ele se traduz em todas as relações desiguais de poder em que um dos agentes sejam ridicularizados ou sofram qualquer tipo de agressão. Portanto, no ambiente escolar, pode acontecer também entre alunos e professores - inclusive alguns alunos, além de agredir fisica e verbalmente seus professores na escola - criam perfis em sites de relacionamentos visando ridicularizá -los ainda mais. Em contra partida alguns professores utilizam o recurso avaliação para punir e alienar seus alunos; abusam de seus conhecimentos e "poder" para humilhá-los.
A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem sejam seus protagonistas - ele gera situações de violência que podem se estender por toda a sociedade. É necessário que todos os envolvidos no processo educacional estejam atentos a este vilão que permeia a educação do século XXI e elaborem planos de ação em que valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania sejam constantemente abordados. Consequentemente os ambientes escolares que investirem nesses valores tão esquecidos em tempos atuais, estarão contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas.
Compartilhe esse Artigo!
70 respostas para "Bullying - Violência Nas Escolas" 
|
disse isso no 11 Aug 2008 10:48:28 AM PDT
Que bom seria se todos tivessem conhecimento de tipo de violência e fizesse algo para que isso acabasse... Gostei muito do artigo.
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:39:59 PM PDT
Obrigada, Daniela!
Um abração!
|
|
disse isso no 24 Sep 2009 10:38:14 AM PDT
Euacho uma babaquise, oque vc escreveu
|
|
disse isso no 21 Aug 2008 3:10:18 PM PDT
Gente com consciência humana é outro papo, né?
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:41:03 PM PDT
Vamos lutar contra o Bullying, Leandro?
Um abraço!
|
|
disse isso no 03 Sep 2008 5:44:08 PM PDT
Todos tem consciência do que é violêncica na escola, mas não fazem nada por medo ou por outros motivos que se reprimem a fazer algo a respeito.
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:44:05 PM PDT
Concordo com você, Lucas! Mas, é chegada a hora de deixarmos o medo e outros motivos de lado e lutarmos contra o Bullying. As consequências dele são mais avassaladoras do que os fatores que inibem a sua revelação.
Devemos ter coragem e denunciar os agressores, só assim acabaremos com o Bullying!
Beijão!
|
|
disse isso no 02 Oct 2008 12:50:44 PM PDT
gostei muito deste texto
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:44:56 PM PDT
Obrigada, Ana!
Um abraço!
|
|
disse isso no 16 Oct 2008 8:17:53 PM PDT
Mais um trabalho coerente com a educação atual, parabéns!
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:45:52 PM PDT
Obrigada, Valter!
Um abraço!
|
|
disse isso no 14 Nov 2008 12:38:22 PM PDT
É um assunto muito dicutido nos ultimos anos,que está agregado á vioência que domina o mundo,que além de interessante para informar aos jovens a imoortancia do respeito ao ser humano,também explica um dos motivos da violência dentro e fora das instituições em toda sociedade.
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:47:31 PM PDT
Fico felliz pelo seu comentário, Stael!
Espero que meus textos possam servir de instrumentos para uma educação conscientizadora visando a paz!
Um abraço!
|
|
disse isso no 14 Nov 2008 3:49:58 PM PDT
adorei o artigo!
acho que os jovens hj em dia teriam que ter mais maturidade e consciencia de que o papel que eles estao fazendo e de palhaços que querem apenas achar um meio de chamar atençao que nao recebem de seus pais!
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:48:33 PM PDT
Obrigada, Rejeane!
Um abraço!
|
|
disse isso no 12 Dec 2008 6:42:46 AM PDT
WyngTjun é um dos poucos estilos de Kung Fu que busca realmente treinar uma pessoa para que ela aprenda a se defender de situações reais. Visa preparar para uma auto-defesa rápida e efetiva, utilizando técnicas simples.
Por ser simples, porém muito eficiente, sendo desprovido de acrobacias e movimentos milaborantes, o torna ideal e praticável por qualquer pessoa, de ambos os sexos e qualquer idade.
É dotado de técnicas e aplicações muito eficientes para todos os tipos de agressões que uma pessoa possa sofrer no cotidiano.
Criado por uma mulher há 300 anos, é uma arte marcial planejada para defesa contra agressores mais fortes, pois não existe para o praticante, o embate "força contra força", mas sim, técnica inteligente e rápida contra força física. O praticante aprende desde cedo, a relaxar sua musculatura e corrigir sua postura corporal, o que lhe proporcionará os requisitos iniciais para aprender a lidar com a força do seu oponente.
Para os jovens, é uma excelente forma de disciplinas os comportamentos impulsivos, dispersivos e os agressivos. O jovem aprende a evitar as famosas brigas de escola e, se for o caso, a defender-se.
Para as mulheres, é a Arte Ideal, pois a praticante de WyngTjun não precisará preocupar-se em desenvolver força física bruta para sentir-se segura. WyngTjun lhe oferecerá todas as ferramentas necessárias para que ela mesma possa se defender, sem precisar depender de um homem por perto, ou outras pessoas para socorrê-las.
Podemos elencar alguns dos benefícios da prática regular de WyngTjun:
- é bom para saúde
- deixa pernas e braços mais fortes, com um bom tônus muscular
- aprende-se a se defender em um ambiente amistoso, de amizade, e com segurança
- é bom para a concentração: o aluno aprende a direcionar sua atenção para o "aqui e agora", controlando tendências dispersivas
- instrução, acompanhamento e apoio de instrutores e mestres altamente qualificados e profissionais
entrosamento com os colegas, aumentando o rol de amizades
- em Porto Alegre, e demais academias do Brasil, desenvolvem-se atividades ao ar livre, treinando em ambientes naturais uma vez por mês, em um clima amistoso.
Para maiores informações, entre no site so Sifu Andreas Geller, mestre responsável, juntamente com Dai-Sifu Hans, pela I.S.M.A. WyngTjun e Escryma no Brasil, Europa, Argentina e Uruguai, e descubra uma academia perto de você: www.sifuandreas.com.
Em Porto Alegre, contacte Sihing Jerri, pelo telefone (51)8449-5117, ou entre no site do WyngTjun Porto Alegre, que apesar de estar ainda um pouco incompleto, é a fonte de referência da arte na cidade: www.ismapoa.v10.com.br.
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:52:26 PM PDT
Jerri, gostei das informações sobre o Wyng Tjun! Todavia, devemos pensar em combater o Bullying com práticas educativas. Será que se treinarmos nossos jovens para sua defesa pessoal iremos resolver este problema, ou aumentarmos ainda mais este fenômeno?
PRECISAMOS ELIMINAR O BULLYING DE NOSSAS ESCOLAS!
Um abraço!
|
|
disse isso no 26 May 2009 11:23:05 AM PDT
Sim.Acho que as pessoas que sofrem com essas agressoees tem que se defender !!!!!!!!!!!
|
|
disse isso no 10 Mar 2009 11:29:38 AM PDT
Esse texto serviu para um trabalho escolar meu sobre bulling, muito obrigada, eu não fazia a mínima idéia do que era bulling, e com esse texto entendi, e percebi que no meu colégio há bulling até mesmo dentro da minha sala de aula, vou fazer o possível para tentar ajudar meus companheiros de classe e do colégio todo. Beijos!
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:53:44 PM PDT
Fico feliz que você tenha gostado do texto, Ana Licia!
Um abraço!
|
|
disse isso no 17 Mar 2009 6:23:08 AM PDT
eu adorei esti texto adorri mesmorro
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:54:40 PM PDT
Obrigada, Taynara!
Um abração!
|
|
disse isso no 26 Mar 2009 2:16:17 PM PDT
esse artigo tb inclui os maltratos em casa, onde o individuo passa por isso e quer fazer os e mesmo com os colegas?
|
|
disse isso no 26 Mar 2009 7:00:05 PM PDT
Sim Alexandro! Muitas vezes o agressor reproduz os maltratos sofridos em casa nos colegas de aula, mas também reproduzem os maltratos sofridos na escola, nos irmãos mais frágeis ou na família.
Ok?
|
|
disse isso no 29 Mar 2009 9:06:00 PM PDT
Muito bom artigos como estes...para informar as pessoas...muitos nem sabem oq se passa nas escolas...
Muito bom mesmo....nota 10
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:39:07 PM PDT
Obrigada, Carol!
Beijão!
|
|
disse isso no 31 Mar 2009 7:31:42 AM PDT
não entendo porque as vitimas se calam mais eu farei de tudo especialmente uma campanha na minha escola para as pessoas qe sofrem algum tipo de racismo ou preconceito e se sente encomodada com isso ha não se calar porqe cada vez que essas pessoas se calam os agressores se sentem mais fortes
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:38:14 PM PDT
É isso mesmo Gabriel!! Vamos lutar pela justiça social e contra o Bullying. Não podemos nos calar e nem permitir que as vítimas se calem.
VAMOS À LUTA!!
Um abração
|
|
disse isso no 18 Apr 2009 8:21:23 AM PDT
Angela muito obrigada pelo esclarecedor artigo. A minha filha estuda em um colégio tradicional alemão, e quase sempre chega em casa com marcas de arranhões e hematomas pelo corpo, ontem, por exemplo, ela foi agarrada por um aluno enquanto o outro batia nela. O pior é que na maioria das vezes esses acontecimentos não são levados a sério, legitimando a ação desses agressores em potencial. Permita-me usar esse artigo para começar uma argumentação dentro do Colégio Porto Seguro, que como qualquer escola, enfrenta a dura realidade desse fenômeno estarrecedor.
Grata,
Luciene Weiland
|
|
disse isso no 20 Apr 2009 2:35:50 PM PDT
Olá, Luciene! Sinta-se a vontade para utilizar o artigo e espero que o mesmo alerte a todos da escola. Também comento muito sobre o Bullying em meu site www.angelaadriana.com.br
Um abraço e obrigada por se ingressar na luta contra este vilão que assola nossas escolas.
|
|
disse isso no 22 Apr 2009 7:59:52 AM PDT
bem legal isso fala a verdade
|
|
disse isso no 29 Apr 2009 5:26:29 PM PDT
Obrigada, Thawan!
Um abraço!
|
|
disse isso no 22 Apr 2009 12:42:20 PM PDT
eu tenho 10 anos fasso a sexta serie e a realidade não é assim na verdade todos são unidos as brigas nascem de pessoas que não sabem brincar ai basta uma bricadeira que essa pessoa jugue de mal gosto e ela se estressa ai comessa a briga verbal e depois alguen parte para agreçao fisica e a briga comessa.
|
|
disse isso no 22 Apr 2009 7:29:31 PM PDT
Como vai, Lucas! Sou professora e supervisora escolar. Não me refiro a casos simples como os que vc citou, mas sim de uma violência crescente que se ainda não está acontecendo na sua escola, é uma raridade, pois nas que trabalho vem acontecendo a algum tempo, os noticiários de TV tem relatado e até as novelas. Tomara que em sua escola as coisas continuem como estão.
Um abraço
|
|
disse isso no 27 Apr 2009 5:52:36 PM PDT
brigadaum adoreiiiii bjuxxx
|
|
disse isso no 27 Apr 2009 5:54:11 PM PDT
acho que aviolencia é por causa da educaçao e de alguns outros motivos!!
|
|
disse isso no 27 Apr 2009 5:57:10 PM PDT
tambem acho que noiz devemos fazer um projeto ou coisa igual contra a violencia !! devemos combater a violencia , quantas gentes morrendo sem motivo
|
|
disse isso no 28 Apr 2009 9:08:45 AM PDT
Oi Angela! Excelente artigo. Sou professor de arte no ensino fundamental e tenho detectado casos de "Bullying" em uma de minhas escolas. Muito triste isso, e penso que sim, a principal causa é mesmo a ausência de valores, especialmente os valores de família- moral e ética, por exemplo. Parabéns!
|
|
disse isso no 29 Apr 2009 5:30:30 PM PDT
Obrigada, Mário! A ausência de valores tem sido ponto de destaque para os protagonistas do Bullying, sim. Precisamos trabalhar com nossos alunos a construção destes valores, que na realidade são de inteira responsabilidade da família, mas que podem ser explorados por nós e com sucesso!
Um abraço
|
|
disse isso no 29 Apr 2009 3:21:20 PM PDT
Bom,sou aluna de uma escola privada renomada em belo Horizonte ejuntamnete com minha colega demos uma palestra sobre o Bullying dentro das escolas publicas,do governo e particulares.Todosos alunos amaram a palestra e denunciam os autores"" do crime...Agora os jovens cidadãos de nossa cidade começaram a agir masi melhor seria setodos agissem para um futoro prospero e digno!
|
|
disse isso no 29 Apr 2009 5:33:17 PM PDT
Oi, Larissa! Adorei saber da atuação de vcs! É isso mesmo vamos divulgar esta iniciativa de vcs. Vc tem algum material? Caso concorde, poderei disponibilizá-lo em meu site particular
www.angelaadriana.com.br
Pense nisto, tá?
Um abraço e continue trabalhando contra o Bullying, ok?
|
|
disse isso no 01 May 2009 9:43:40 AM PDT
Oi Angela. Sou o dono do site. Caso a larissa disponibilize o material, pode colocar anexado em seu artigo, que está sendo muito visitado e comentado. Parabéns
Abraços
|
|
disse isso no 25 May 2009 3:58:47 PM PDT
Oi, Antônio! Que prazer em falar com vc! Sim, caso ela disponibilize, colorei em anexo!
Obrigada pelo carinho!
Um abraço
|
|
disse isso no 04 May 2009 10:16:26 AM PDT
Oi ... Angela....
MuitO legal e inteligente seu artigO sobre Bullying,.
FaçO o 3° anO do ensino médiO e no meu colégio isso ta ficandO insuportável porém como testemunha Eu particularmente denuncio mesmO e acHo que ninguém deve se esconder e devem COLOCAR A BOCA NO TROMBONE CONTRA ESSES MAL- FEITORES...
AdOrei seu TrabalhO...
DigamOs SIM a EDUCAÇÃO e NÃOOOOO ao BULLYING.
beijux... ^.^
|
|
disse isso no 06 May 2009 6:27:13 PM PDT
Oi, Vanessa! Adorei saber que você está na luta contra o Bullying! É isso mesmo, precisamos eliminar esta mancha de nossas escolas e consequentemente de nossa sociedade.
Um abraço e se precisar de algo, estou aqui, tá?
|
|
disse isso no 24 May 2009 10:19:25 AM PDT
É realmente importante informar as pessoas sobre o que acontece nas escolas, tanta gente sofrendo com o Bullying e mantendo-se calada e até mesmo reagindo de forma agressiva. Parabéns pelo artigo... vamos lutar contra todos os tipos de violência!
|
|
disse isso no 25 May 2009 4:00:40 PM PDT
Olá, Thalita! Obrigada pelo seu carinho e espero conseguirmos eliminar este vilão de nossas escolas.
Um abraço!
|
|
disse isso no 06 Jun 2009 3:27:12 PM PDT
Estou fazendo um estudo sobre os varios tipos d eviolencia e executando o meu projeto de interveção na escola pois sou acadêmica do curso de serviço social e este assunto é de extremamente importância ao meu ver
|
|
disse isso no 07 Jun 2009 3:48:33 PM PDT
Sim, Hadassa! Este assunto é importantíssimo e trágico.
Se eu puder te ajudar em algo, tá?
Um abraço!
|
|
disse isso no 13 Jun 2009 9:49:02 PM PDT
É um absurdo porque os reporteres costumam perguntar como é possível alguém matar alunos numa escola...
Mas é fácil de entender. Eles sempre são os mais bem apessoados da turma... Nem percebem como outros sofrem bullying... Aliás, tem muitas pessoas nesse mundo que dizem que isso é coisa de criança!
Se fosse coisa de criança, no caso, uma coisa passageira, as pessoas não ficariam doentes e cometeriam crimes de desespero e dor...
|
|
disse isso no 25 Jun 2009 2:36:18 PM PDT
Concordo plenamente com vc Sara! Bullying não é coisa de cça, afinal é praticado em Instituições de nível superior também. E precisamos fazer algo para mudar este quadro lastimável que assola nossas escolas.
Um abraço!
|
|
disse isso no 25 Jun 2009 2:33:25 PM PDT
Olá, aFF! Que bom que você pelo menos leu meu texto. A leitura nos proporciona um diálogo com as pessoas, com argumentações e sem medo de se identificar, como estou fazendo com você agora, ok? Continue lendo, tá!
Um abraço!
|
|
disse isso no 07 Jul 2009 6:53:26 AM PDT
É assim mesmo que são as coisas, tipo cada um tem o seu defeito mais não vê , e quer ficar zuando o dos outros .
|
|
disse isso no 19 Jul 2009 5:27:34 PM PDT
Angela,sua produção ficou excelente,venho lendo vários artigos sobre o assunto,há muito tempo.
O ano passado ,o BULLYING foi um dos temas que abordei, numa formação continuada para professores.Penso que a exemplo de Porto Alegre e São Paulo,projetos sérios de combate a esse terrível problema, precisam ser desenvolvidos nas escolas e com a interação de toda a sociedade,o mais rápido possível.
Um grande abraço e obrigada pela sua colaboração nessa luta.
Valéria Cristina(assessora pedagógica)
|
|
disse isso no 03 Sep 2009 11:39:49 AM PDT
Infelizmente a nossa sociedade ainda é muito limitada no tocante a conhecer os problemas enfrentados por estudantes. Sabidamente tal ignorância tende a crescer, tendo em vista a necessidade dos pais buscarem o mercado de trabalho para manterem a família, economicamente falando.
Deve-se divulgar mais tal assunto, para q os jovens não venham a ser taxados de covardes, preguiçosos.
Obrigada
|
|
disse isso no 26 Sep 2009 5:00:27 PM PDT
adorei foi muito importante para meu artigo sobre violência nas escolas bjs
|
|
disse isso no 06 Oct 2009 10:38:16 AM PDT
Obriigada! Precisava fazer um trabalho, para uma palestra que estou criando, e achei exatamente o que estava procurando. Abraços!
|
|
disse isso no 11 Oct 2009 5:18:08 AM PDT
Angela,gostei muito do seu texto! Concordo plenamente com kelen, é preciso divulgar mais esses assuntos, principalmente nos jornais e tv em horário nobre!Pais,professores,alunos e comunidade,precisam se informar ,parar, observar ,ouvir seu filho,aluno e:se preciso for,recomece tudo novamente!... Estamos perdendo os valores.
|
|
disse isso no 15 Oct 2009 1:08:28 PM PDT
eu tambem acho que isso e uma babaquice
falo isso por q ja sofri e nao desejo para ninguem
se todos tivesem conciencia averia paz
tanto nas escolas como no trabalho igreja e outros
mais infelismente isso vai demorar muito!!!!
|
|
disse isso no 02 Nov 2009 5:15:54 AM PDT
gostei do artigo , dos comentários e de suas repostas. Estou a escrever um artigo sobre bulling, cujo objetivo seja tb trabalhar na escola com os pais, alunos e funcionários. Se começarmos pelo nosso ambiente e divulgando os seus maléficios, quem sabe alunos e pais terão coragem de nos procurar e juntos com outros profissionais da educação e da sociedade agirmos de forma mais eficaz. parabéns
|
|
disse isso no 11 Nov 2009 9:01:05 AM PDT
Muito boom! . alem de ficar atenta sobre o bullying, ainda me ajudou afazer um trbalho na escola! esta de parabéns !
|
|
disse isso no 13 Nov 2009 6:09:39 PM PDT
Angela, excelente texto. Sou professor e vivenciei uma situação de "Bullying" em uma das instituições que leciono. Sim, é preciso tomar providências urgentes para a "falta de valores", em nossa socieade.
Parabéns!
|
|
disse isso no 17 Nov 2009 5:34:04 AM PDT
muito obrigada daniela um artigo muito bom mesmo,valeu a ajuda
|
|
disse isso no 18 Nov 2009 9:17:23 AM PDT
Excelente texto...
não só mostrou o contexto atual da violencia na escola
como também irá contribuir para futuros estudos da educação sobre o Bullyng mas também de como evitá-lo em nossas escolas
Parabéns!!!!!!!!!!
|
|
disse isso no 26 Nov 2009 10:30:09 AM PDT
muito bom esse seu texto.Tem muitos caso de bullying nas escolas e muitos outros lugares !O pessoal tem que se consentizar e ve que bullying é uma coisa orrivel ! Parabens !!
|
|
disse isso no 11 Dec 2009 8:01:16 AM PDT
este foi o pior texo que eu ja li em toda a minha vida, porque e que vocês não poêm algumas imagens!!!!!!!!!
Daaaa!
Não custa nada e so ir ao www.google.pt
Eu acho que devem acabar com as pessoas que fazem mal as outras
as agressoes acontecem por vezes nas salas de aula, e e uma razao para iniciar confrontos.............
|
|
disse isso no 13 Feb 2010 6:22:05 AM PDT
Angela,
Parabéns pelo excelente texto. Na verdade é através de artigos dessa natureza que podemos alertar a população, especificamente, educadores, de que devemos trabalhar essas situações em escola, porque depois pode respingar diretamente em todos, na sociedade de forma geral...Não falo em combate, pois semanticamente a tradução é meio polemica, mas passar para esses jovens que o caminho nao deve ser este. E, voce sabe muito bem que esse fato, dentre outros fatores, são da responsabilidade, por irresponsabilidade que as famílias, não todas, mas em grande parte, estão depositando na escola, consequentemente nos educadores. Até entendo a situação de algumas famílias. Perderam o controle dos próprios filhos, não podemos culpá-las tanto, mas sim orienta-los no sentido de reencontrar seu verdadeiro papel junto a educação de seus filhos e seu verdadeiro papel junto a escola. Abraço. Parabéns pelo texto.
|
|
disse isso no 03 Mar 2010 3:23:56 PM PDT
SUA FILHA DA PUTA , TREM RIDICULO , ME SERVIIU PRA NADA , RETARDADA , PERDI 5 PRECIOSOS MINUTOS DA MINHA VIDA LEENO ESSE LIXO SUA DESGRAÇADA !
|
|
disse isso no 04 Mar 2010 3:15:29 PM PDT
Este comentário já vem muito atrasado (dois anos!) mas, a propósito de uma criança de 12 anos que se suicidou ontem no meu país (Portugal), vítima de bullying na escola, encontrei o seu artigo nas minhas pesquisas.
O caso de Leandro Filipe é o primeiro caso mortal de bullying nas nossas escolas. E mete nojo a indiferença dos professores, pais, funcionários e alunos dessa escola. Portugal inteiro não fala de outra coisa senão da negligência de toda esta gente e orgãos de poder.
Sou professora também e já resolvi casos de bullying. Recuso-me a ser "espectadora", para mim é a mais vil das cobardias. Só não faz nada quem não quer.
Um abraço,
Sandra Costa
P.S: também escrevo para o blog da biblioteca da nossa escola. Se quiser dar uma espreitada, será bem vinda! O post de hoje é precisamente dedicado ao Leandro: http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/
|
|
disse isso no 19 Mar 2010 9:25:24 AM PDT
eu gostei do texto,mas ele é muito grande ele poderia ser um pouco menor.Mas mesmo assim eu entendi,OBRIGADO(faz um texto menor)
|



Autor)


