Bullying - Violência Nas Escolas
- Por Angela Adriana de Almeida Lima
- Publicado 22/07/08
- Educação
-
Avaliação:




Angela Adriana de Almeida Lima
Formada em Magistério -Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pelo CESUBE - Pós graduada nas áreas de Psicopedagogia Institucional pela UCB; Docência Universitária pela UNIUBE e Inspeção Escolar pela FINOM. Atuo como professora na rede Estadual de Ensino, como Supervisora em uma Creche Comunitária, desenvolvo uma pesquisa sobre "Bullying" e ministro mini cursos e sobre os temas Bullying e "Respeitando e Convivendo com as Diferenças. http://www.angelaadriana.com.br
Ler outros artigos de Angela Adriana de Almeida LimaAusência de Valores Gera Violência Nas Escolas
Em todos os ambientes onde pessoas se encontram sejam eles: trabalho, família, igreja, tribos, estabelecimentos comerciais, hospitais e demais lugares, acontecem relações interpessoais. Nas instituições escolares elas também se evidenciam e originam, muitas vezes, certos dissabores entre seus agentes. Acontece que nestas relações há sempre um mais forte - ou que pelo menos demostra ser assim - e nessa ânsia pelo poder, o suposto mais forte, busca sua ou suas vítimas, através das quais seu domínio será exercido. Uma vez escolhida a vítima, o agressor irá maltratá-la, visando ridicularizá-la perante os demais colegas. Algumas pessoas acham por bem assistir a tudo como se nada estivesse ocorrendo - são os chamados espectadores. Neste contexto se estabelece o Bullying, que tem como protagonistas a vítima, o agressor, o espectador e seu círculo vicioso.
A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo - nem sempre as consegue justificar - prefere se manter afastado dos demais colegas.
O agressor é temido pelos demais, manipula seus espectadores - que o auxiliam em suas práticas- anda sempre em grupos, não suporta ser contrariado, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo, seu tom de voz é grosseiro, aparece com pertences, lanches de suas vítimas - alegando ter sido presenteado por elas.
O espectador assiste a tudo na maioria das vezes sem se manifestar, em alguns casos participa como cúmplice das agressões temendo contrariar o agressor, que por sua vez se voltará contra ele.
As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminações
e várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa.
Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos - nesse caso, ela poderá até optar pelo suicídio.
Talvez guarde essa mágoa durante anos e de repente, em um momento de explosão, invada sua escola atire nos colegas e em quem atravessar seu caminho, passando da condição de vítima para agressor - todavia sempre que a vítima opta por matar, ela pratica o suicídio em seguida.
Pode ser também que a vítima não consiga reproduzir seus maus tratos ao seu agressor, mas o fará assim que encontrar uma pessoa mais fraca do que ela, estabelecendo assim o tão temido círculo vicioso do Bullying.
É importante ressaltar que o Bullying, não é praticado apenas por alunos e entre alunos. Conforme foi dito anteriormente, ele se traduz em todas as relações desiguais de poder em que um dos agentes sejam ridicularizados ou sofram qualquer tipo de agressão. Portanto, no ambiente escolar, pode acontecer também entre alunos e professores - inclusive alguns alunos, além de agredir fisica e verbalmente seus professores na escola - criam perfis em sites de relacionamentos visando ridicularizá -los ainda mais. Em contra partida alguns professores utilizam o recurso avaliação para punir e alienar seus alunos; abusam de seus conhecimentos e "poder" para humilhá-los.
A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem sejam seus protagonistas - ele gera situações de violência que podem se estender por toda a sociedade. É necessário que todos os envolvidos no processo educacional estejam atentos a este vilão que permeia a educação do século XXI e elaborem planos de ação em que valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania sejam constantemente abordados. Consequentemente os ambientes escolares que investirem nesses valores tão esquecidos em tempos atuais, estarão contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas.
A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo - nem sempre as consegue justificar - prefere se manter afastado dos demais colegas.
O agressor é temido pelos demais, manipula seus espectadores - que o auxiliam em suas práticas- anda sempre em grupos, não suporta ser contrariado, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo, seu tom de voz é grosseiro, aparece com pertences, lanches de suas vítimas - alegando ter sido presenteado por elas.
O espectador assiste a tudo na maioria das vezes sem se manifestar, em alguns casos participa como cúmplice das agressões temendo contrariar o agressor, que por sua vez se voltará contra ele.
As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminações
Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos - nesse caso, ela poderá até optar pelo suicídio.
Talvez guarde essa mágoa durante anos e de repente, em um momento de explosão, invada sua escola atire nos colegas e em quem atravessar seu caminho, passando da condição de vítima para agressor - todavia sempre que a vítima opta por matar, ela pratica o suicídio em seguida.
Pode ser também que a vítima não consiga reproduzir seus maus tratos ao seu agressor, mas o fará assim que encontrar uma pessoa mais fraca do que ela, estabelecendo assim o tão temido círculo vicioso do Bullying.
É importante ressaltar que o Bullying, não é praticado apenas por alunos e entre alunos. Conforme foi dito anteriormente, ele se traduz em todas as relações desiguais de poder em que um dos agentes sejam ridicularizados ou sofram qualquer tipo de agressão. Portanto, no ambiente escolar, pode acontecer também entre alunos e professores - inclusive alguns alunos, além de agredir fisica e verbalmente seus professores na escola - criam perfis em sites de relacionamentos visando ridicularizá -los ainda mais. Em contra partida alguns professores utilizam o recurso avaliação para punir e alienar seus alunos; abusam de seus conhecimentos e "poder" para humilhá-los.
A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem sejam seus protagonistas - ele gera situações de violência que podem se estender por toda a sociedade. É necessário que todos os envolvidos no processo educacional estejam atentos a este vilão que permeia a educação do século XXI e elaborem planos de ação em que valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania sejam constantemente abordados. Consequentemente os ambientes escolares que investirem nesses valores tão esquecidos em tempos atuais, estarão contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas.
Spread The Word
127 Comentários em "Bullying - Violência Nas Escolas" 
|
comentou em 11 Aug 2008 10:48:28 AM PDT
Que bom seria se todos tivessem conhecimento de tipo de violência e fizesse algo para que isso acabasse... Gostei muito do artigo.
|
|
comentou em 20 Apr 2009 2:39:59 PM PDT
Obrigada, Daniela!
Um abração! |
|
comentou em 24 Sep 2009 10:38:14 AM PDT
Euacho uma babaquise, oque vc escreveu
|
|
comentou em 02 May 2010 7:44:01 AM PDT
Se você acha que é babaquisse o que escreveram, então você é um bullying ou apoia ela.
|
|
comentou em 24 Aug 2010 2:56:55 PM PDT
é na minha escola tem briga todo dia
Meu Deusssssssssssssssss |
|
comentou em 18 Aug 2010 10:56:37 AM PDT
isso é coisa seria bullyng denuncie!!!!!!!!
|
|
comentou em 23 Aug 2010 2:48:25 PM PDT
Consertsa vc deve ter sofrido com o bulling e ta achando uma babaquise pq vc ñ teve ajuda mas ñ se intimide-se , pq vc encontrou um lugar onde pode se abrir e contar o que vc sente ou vc é uma agresora
|
|
comentou em 29 May 2010 5:45:56 PM PDT
Gostei muito desse artigo e estou desenvolvendo tambem um artigo sobre o assunto. Gostaria de mais informaçoes e fontes bibliograficas
|
|
comentou em 23 Jun 2010 8:18:23 AM PDT
MAIS NÃO É SÓ FICAR PARADO E FICAR OLHANDO AQUELAS PESSOAS BRIGANDO TEM QUE TER ATITUDE!
|
|
comentou em 21 Aug 2008 3:10:18 PM PDT
Gente com consciência humana é outro papo, né?
|
|
comentou em 20 Apr 2009 2:41:03 PM PDT
Vamos lutar contra o Bullying, Leandro?
Um abraço! |
|
comentou em 03 Sep 2008 5:44:08 PM PDT
Todos tem consciência do que é violêncica na escola, mas não fazem nada por medo ou por outros motivos que se reprimem a fazer algo a respeito.
|
|
comentou em 20 Apr 2009 2:44:05 PM PDT
Concordo com você, Lucas! Mas, é chegada a hora de deixarmos o medo e outros motivos de lado e lutarmos contra o Bullying. As consequências dele são mais avassaladoras do que os fatores que inibem a sua revelação.
Devemos ter coragem e denunciar os agressores, só assim acabaremos com o Bullying! Beijão! |
|
comentou em 02 Oct 2008 12:50:44 PM PDT
gostei muito deste texto
|
|
comentou em 20 Apr 2009 2:44:56 PM PDT
Obrigada, Ana!
Um abraço! |
|
comentou em 16 Oct 2008 8:17:53 PM PDT
Mais um trabalho coerente com a educação atual, parabéns!
|
|
comentou em 20 Apr 2009 2:45:52 PM PDT
Obrigada, Valter!
Um abraço! |
|
comentou em 14 Nov 2008 12:38:22 PM PDT
É um assunto muito dicutido nos ultimos anos,que está agregado á vioência que domina o mundo,que além de interessante para informar aos jovens a imoortancia do respeito ao ser humano,também explica um dos motivos da violência dentro e fora das instituições em toda sociedade.
|
|
comentou em 20 Apr 2009 2:47:31 PM PDT
Fico felliz pelo seu comentário, Stael!
Espero que meus textos possam servir de instrumentos para uma educação conscientizadora visando a paz! Um abraço! |
|
comentou em 14 Nov 2008 3:49:58 PM PDT
adorei o artigo!
acho que os jovens hj em dia teriam que ter mais maturidade e consciencia de que o papel que eles estao fazendo e de palhaços que querem apenas achar um meio de chamar atençao que nao recebem de seus pais! |
|
comentou em 20 Apr 2009 2:48:33 PM PDT
Obrigada, Rejeane!
Um abraço! |
|
comentou em 22 Mar 2010 5:26:08 PM PDT
Angela Adriana. Parabéns!Adorei seu texto.Tenho na minha escola alunos que sofrem com isso.Temos que lutar contra o "Bullying".Trabalho muito essa questão do respeito com meus alunos.Através do seu texto irei aplicar mais conhecimentos.Pois precisamos combater o Bullyig.Valeu!Beijão
|
|
comentou em 19 Aug 2010 11:04:35 AM PDT
ue gostei do texto eu acho o buling horivel esses mulekes de hj em dia sao um terror
|
|
comentou em 12 Dec 2008 6:42:46 AM PDT
WyngTjun é um dos poucos estilos de Kung Fu que busca realmente treinar uma pessoa para que ela aprenda a se defender de situações reais. Visa preparar para uma auto-defesa rápida e efetiva, utilizando técnicas simples.
Por ser simples, porém muito eficiente, sendo desprovido de acrobacias e movimentos milaborantes, o torna ideal e praticável por qualquer pessoa, de ambos os sexos e qualquer idade. É dotado de técnicas e aplicações muito eficientes para todos os tipos de agressões que uma pessoa possa sofrer no cotidiano. Criado por uma mulher há 300 anos, é uma arte marcial planejada para defesa contra agressores mais fortes, pois não existe para o praticante, o embate "força contra força", mas sim, técnica inteligente e rápida contra força física. O praticante aprende desde cedo, a relaxar sua musculatura e corrigir sua postura corporal, o que lhe proporcionará os requisitos iniciais para aprender a lidar com a força do seu oponente. Para os jovens, é uma excelente forma de disciplinas os comportamentos impulsivos, dispersivos e os agressivos. O jovem aprende a evitar as famosas brigas de escola e, se for o caso, a defender-se. Para as mulheres, é a Arte Ideal, pois a praticante de WyngTjun não precisará preocupar-se em desenvolver força física bruta para sentir-se segura. WyngTjun lhe oferecerá todas as ferramentas necessárias para que ela mesma possa se defender, sem precisar depender de um homem por perto, ou outras pessoas para socorrê-las. Podemos elencar alguns dos benefícios da prática regular de WyngTjun: - é bom para saúde - deixa pernas e braços mais fortes, com um bom tônus muscular - aprende-se a se defender em um ambiente amistoso, de amizade, e com segurança - é bom para a concentração: o aluno aprende a direcionar sua atenção para o "aqui e agora", controlando tendências dispersivas - instrução, acompanhamento e apoio de instrutores e mestres altamente qualificados e profissionais entrosamento com os colegas, aumentando o rol de amizades - em Porto Alegre, e demais academias do Brasil, desenvolvem-se atividades ao ar livre, treinando em ambientes naturais uma vez por mês, em um clima amistoso. Para maiores informações, entre no site so Sifu Andreas Geller, mestre responsável, juntamente com Dai-Sifu Hans, pela I.S.M.A. WyngTjun e Escryma no Brasil, Europa, Argentina e Uruguai, e descubra uma academia perto de você: www.sifuandreas.com. Em Porto Alegre, contacte Sihing Jerri, pelo telefone (51)8449-5117, ou entre no site do WyngTjun Porto Alegre, que apesar de estar ainda um pouco incompleto, é a fonte de referência da arte na cidade: www.ismapoa.v10.com.br. |
|
comentou em 20 Apr 2009 2:52:26 PM PDT
Jerri, gostei das informações sobre o Wyng Tjun! Todavia, devemos pensar em combater o Bullying com práticas educativas. Será que se treinarmos nossos jovens para sua defesa pessoal iremos resolver este problema, ou aumentarmos ainda mais este fenômeno?
PRECISAMOS ELIMINAR O BULLYING DE NOSSAS ESCOLAS! Um abraço! |
|
comentou em 26 May 2009 11:23:05 AM PDT
Sim.Acho que as pessoas que sofrem com essas agressoees tem que se defender !!!!!!!!!!!
|
|
comentou em 10 Mar 2009 11:29:38 AM PDT
Esse texto serviu para um trabalho escolar meu sobre bulling, muito obrigada, eu não fazia a mínima idéia do que era bulling, e com esse texto entendi, e percebi que no meu colégio há bulling até mesmo dentro da minha sala de aula, vou fazer o possível para tentar ajudar meus companheiros de classe e do colégio todo. Beijos!
|
|
comentou em 20 Apr 2009 2:53:44 PM PDT
Fico feliz que você tenha gostado do texto, Ana Licia!
Um abraço! |
|
comentou em 17 Mar 2009 6:23:08 AM PDT
eu adorei esti texto adorri mesmorro
|
|
comentou em 20 Apr 2009 2:54:40 PM PDT
Obrigada, Taynara!
Um abração! |
|
comentou em 26 Mar 2009 2:16:17 PM PDT
esse artigo tb inclui os maltratos em casa, onde o individuo passa por isso e quer fazer os e mesmo com os colegas?
|
|
comentou em 26 Mar 2009 7:00:05 PM PDT
Sim Alexandro! Muitas vezes o agressor reproduz os maltratos sofridos em casa nos colegas de aula, mas também reproduzem os maltratos sofridos na escola, nos irmãos mais frágeis ou na família.
Ok? |
|
comentou em 09 Jul 2010 5:19:46 AM PDT
adorei, e está mais do que nunca sendo realidade nas escolas principalmente na rede estadual
|
|
comentou em 29 Mar 2009 9:06:00 PM PDT
Muito bom artigos como estes...para informar as pessoas...muitos nem sabem oq se passa nas escolas...
Muito bom mesmo....nota 10 |
|
comentou em 20 Apr 2009 2:39:07 PM PDT
Obrigada, Carol!
Beijão! |
|
comentou em 31 Mar 2009 7:31:42 AM PDT
não entendo porque as vitimas se calam mais eu farei de tudo especialmente uma campanha na minha escola para as pessoas qe sofrem algum tipo de racismo ou preconceito e se sente encomodada com isso ha não se calar porqe cada vez que essas pessoas se calam os agressores se sentem mais fortes
|
|
comentou em 20 Apr 2009 2:38:14 PM PDT
É isso mesmo Gabriel!! Vamos lutar pela justiça social e contra o Bullying. Não podemos nos calar e nem permitir que as vítimas se calem.
VAMOS À LUTA!! Um abração |
|
comentou em 18 Apr 2009 8:21:23 AM PDT
Angela muito obrigada pelo esclarecedor artigo. A minha filha estuda em um colégio tradicional alemão, e quase sempre chega em casa com marcas de arranhões e hematomas pelo corpo, ontem, por exemplo, ela foi agarrada por um aluno enquanto o outro batia nela. O pior é que na maioria das vezes esses acontecimentos não são levados a sério, legitimando a ação desses agressores em potencial. Permita-me usar esse artigo para começar uma argumentação dentro do Colégio Porto Seguro, que como qualquer escola, enfrenta a dura realidade desse fenômeno estarrecedor.
Grata, Luciene Weiland |
|
comentou em 20 Apr 2009 2:35:50 PM PDT
Olá, Luciene! Sinta-se a vontade para utilizar o artigo e espero que o mesmo alerte a todos da escola. Também comento muito sobre o Bullying em meu site www.angelaadriana.com.br
Um abraço e obrigada por se ingressar na luta contra este vilão que assola nossas escolas. |
|
comentou em 22 Apr 2009 7:59:52 AM PDT
bem legal isso fala a verdade
|
|
comentou em 29 Apr 2009 5:26:29 PM PDT
Obrigada, Thawan!
Um abraço! |
|
comentou em 22 Apr 2009 12:42:20 PM PDT
eu tenho 10 anos fasso a sexta serie e a realidade não é assim na verdade todos são unidos as brigas nascem de pessoas que não sabem brincar ai basta uma bricadeira que essa pessoa jugue de mal gosto e ela se estressa ai comessa a briga verbal e depois alguen parte para agreçao fisica e a briga comessa.
|
|
comentou em 22 Apr 2009 7:29:31 PM PDT
Como vai, Lucas! Sou professora e supervisora escolar. Não me refiro a casos simples como os que vc citou, mas sim de uma violência crescente que se ainda não está acontecendo na sua escola, é uma raridade, pois nas que trabalho vem acontecendo a algum tempo, os noticiários de TV tem relatado e até as novelas. Tomara que em sua escola as coisas continuem como estão.
Um abraço |
|
comentou em 27 Apr 2009 5:52:36 PM PDT
brigadaum adoreiiiii bjuxxx
|
|
comentou em 27 Apr 2009 5:54:11 PM PDT
acho que aviolencia é por causa da educaçao e de alguns outros motivos!!
|
|
comentou em 27 Apr 2009 5:57:10 PM PDT
tambem acho que noiz devemos fazer um projeto ou coisa igual contra a violencia !! devemos combater a violencia , quantas gentes morrendo sem motivo
|
|
comentou em 28 Apr 2009 9:08:45 AM PDT
Oi Angela! Excelente artigo. Sou professor de arte no ensino fundamental e tenho detectado casos de "Bullying" em uma de minhas escolas. Muito triste isso, e penso que sim, a principal causa é mesmo a ausência de valores, especialmente os valores de família- moral e ética, por exemplo. Parabéns!
|
|
comentou em 29 Apr 2009 5:30:30 PM PDT
Obrigada, Mário! A ausência de valores tem sido ponto de destaque para os protagonistas do Bullying, sim. Precisamos trabalhar com nossos alunos a construção destes valores, que na realidade são de inteira responsabilidade da família, mas que podem ser explorados por nós e com sucesso!
Um abraço |
|
comentou em 29 Apr 2009 3:21:20 PM PDT
Bom,sou aluna de uma escola privada renomada em belo Horizonte ejuntamnete com minha colega demos uma palestra sobre o Bullying dentro das escolas publicas,do governo e particulares.Todosos alunos amaram a palestra e denunciam os autores"" do crime...Agora os jovens cidadãos de nossa cidade começaram a agir masi melhor seria setodos agissem para um futoro prospero e digno!
|
|
comentou em 29 Apr 2009 5:33:17 PM PDT
Oi, Larissa! Adorei saber da atuação de vcs! É isso mesmo vamos divulgar esta iniciativa de vcs. Vc tem algum material? Caso concorde, poderei disponibilizá-lo em meu site particular
www.angelaadriana.com.br Pense nisto, tá? Um abraço e continue trabalhando contra o Bullying, ok? |
|
comentou em 01 May 2009 9:43:40 AM PDT
Oi Angela. Sou o dono do site. Caso a larissa disponibilize o material, pode colocar anexado em seu artigo, que está sendo muito visitado e comentado. Parabéns
Abraços |
|
comentou em 25 May 2009 3:58:47 PM PDT
Oi, Antônio! Que prazer em falar com vc! Sim, caso ela disponibilize, colorei em anexo!
Obrigada pelo carinho! Um abraço |
|
comentou em 04 May 2009 10:16:26 AM PDT
Oi ... Angela....
MuitO legal e inteligente seu artigO sobre Bullying,. FaçO o 3° anO do ensino médiO e no meu colégio isso ta ficandO insuportável porém como testemunha Eu particularmente denuncio mesmO e acHo que ninguém deve se esconder e devem COLOCAR A BOCA NO TROMBONE CONTRA ESSES MAL- FEITORES... AdOrei seu TrabalhO... DigamOs SIM a EDUCAÇÃO e NÃOOOOO ao BULLYING. beijux... ^.^ |
|
comentou em 06 May 2009 6:27:13 PM PDT
Oi, Vanessa! Adorei saber que você está na luta contra o Bullying! É isso mesmo, precisamos eliminar esta mancha de nossas escolas e consequentemente de nossa sociedade.
Um abraço e se precisar de algo, estou aqui, tá? |
|
comentou em 24 May 2009 10:19:25 AM PDT
É realmente importante informar as pessoas sobre o que acontece nas escolas, tanta gente sofrendo com o Bullying e mantendo-se calada e até mesmo reagindo de forma agressiva. Parabéns pelo artigo... vamos lutar contra todos os tipos de violência!
|
|
comentou em 25 May 2009 4:00:40 PM PDT
Olá, Thalita! Obrigada pelo seu carinho e espero conseguirmos eliminar este vilão de nossas escolas.
Um abraço! |
|
comentou em 06 Jun 2009 3:27:12 PM PDT
Estou fazendo um estudo sobre os varios tipos d eviolencia e executando o meu projeto de interveção na escola pois sou acadêmica do curso de serviço social e este assunto é de extremamente importância ao meu ver
|
|
comentou em 07 Jun 2009 3:48:33 PM PDT
Sim, Hadassa! Este assunto é importantíssimo e trágico.
Se eu puder te ajudar em algo, tá? Um abraço! |
|
comentou em 13 Jun 2009 9:49:02 PM PDT
É um absurdo porque os reporteres costumam perguntar como é possível alguém matar alunos numa escola...
Mas é fácil de entender. Eles sempre são os mais bem apessoados da turma... Nem percebem como outros sofrem bullying... Aliás, tem muitas pessoas nesse mundo que dizem que isso é coisa de criança! Se fosse coisa de criança, no caso, uma coisa passageira, as pessoas não ficariam doentes e cometeriam crimes de desespero e dor... |
|
comentou em 25 Jun 2009 2:36:18 PM PDT
Concordo plenamente com vc Sara! Bullying não é coisa de cça, afinal é praticado em Instituições de nível superior também. E precisamos fazer algo para mudar este quadro lastimável que assola nossas escolas.
Um abraço! |
|
comentou em 25 Jun 2009 2:33:25 PM PDT
Olá, aFF! Que bom que você pelo menos leu meu texto. A leitura nos proporciona um diálogo com as pessoas, com argumentações e sem medo de se identificar, como estou fazendo com você agora, ok? Continue lendo, tá!
Um abraço! |
|
comentou em 07 Jul 2009 6:53:26 AM PDT
É assim mesmo que são as coisas, tipo cada um tem o seu defeito mais não vê , e quer ficar zuando o dos outros .
|
|
comentou em 19 Jul 2009 5:27:34 PM PDT
Angela,sua produção ficou excelente,venho lendo vários artigos sobre o assunto,há muito tempo.
O ano passado ,o BULLYING foi um dos temas que abordei, numa formação continuada para professores.Penso que a exemplo de Porto Alegre e São Paulo,projetos sérios de combate a esse terrível problema, precisam ser desenvolvidos nas escolas e com a interação de toda a sociedade,o mais rápido possível. Um grande abraço e obrigada pela sua colaboração nessa luta. Valéria Cristina(assessora pedagógica) |
|
comentou em 03 Sep 2009 11:39:49 AM PDT
Infelizmente a nossa sociedade ainda é muito limitada no tocante a conhecer os problemas enfrentados por estudantes. Sabidamente tal ignorância tende a crescer, tendo em vista a necessidade dos pais buscarem o mercado de trabalho para manterem a família, economicamente falando.
Deve-se divulgar mais tal assunto, para q os jovens não venham a ser taxados de covardes, preguiçosos. Obrigada |
|
comentou em 26 Sep 2009 5:00:27 PM PDT
adorei foi muito importante para meu artigo sobre violência nas escolas bjs
|
|
comentou em 06 Oct 2009 10:38:16 AM PDT
Obriigada! Precisava fazer um trabalho, para uma palestra que estou criando, e achei exatamente o que estava procurando. Abraços!
|
|
comentou em 11 Oct 2009 5:18:08 AM PDT
Angela,gostei muito do seu texto! Concordo plenamente com kelen, é preciso divulgar mais esses assuntos, principalmente nos jornais e tv em horário nobre!Pais,professores,alunos e comunidade,precisam se informar ,parar, observar ,ouvir seu filho,aluno e:se preciso for,recomece tudo novamente!... Estamos perdendo os valores.
|
|
comentou em 15 Oct 2009 1:08:28 PM PDT
eu tambem acho que isso e uma babaquice
falo isso por q ja sofri e nao desejo para ninguem se todos tivesem conciencia averia paz tanto nas escolas como no trabalho igreja e outros mais infelismente isso vai demorar muito!!!! |
|
comentou em 02 Nov 2009 5:15:54 AM PDT
gostei do artigo , dos comentários e de suas repostas. Estou a escrever um artigo sobre bulling, cujo objetivo seja tb trabalhar na escola com os pais, alunos e funcionários. Se começarmos pelo nosso ambiente e divulgando os seus maléficios, quem sabe alunos e pais terão coragem de nos procurar e juntos com outros profissionais da educação e da sociedade agirmos de forma mais eficaz. parabéns
|
|
comentou em 11 Nov 2009 9:01:05 AM PDT
Muito boom! . alem de ficar atenta sobre o bullying, ainda me ajudou afazer um trbalho na escola! esta de parabéns !
|
|
comentou em 13 Nov 2009 6:09:39 PM PDT
Angela, excelente texto. Sou professor e vivenciei uma situação de "Bullying" em uma das instituições que leciono. Sim, é preciso tomar providências urgentes para a "falta de valores", em nossa socieade.
Parabéns! |
|
comentou em 17 Nov 2009 5:34:04 AM PDT
muito obrigada daniela um artigo muito bom mesmo,valeu a ajuda
|
|
comentou em 18 Nov 2009 9:17:23 AM PDT
Excelente texto...
não só mostrou o contexto atual da violencia na escola como também irá contribuir para futuros estudos da educação sobre o Bullyng mas também de como evitá-lo em nossas escolas Parabéns!!!!!!!!!! |
|
comentou em 26 Nov 2009 10:30:09 AM PDT
muito bom esse seu texto.Tem muitos caso de bullying nas escolas e muitos outros lugares !O pessoal tem que se consentizar e ve que bullying é uma coisa orrivel ! Parabens !!
|
|
comentou em 11 Dec 2009 8:01:16 AM PDT
este foi o pior texo que eu ja li em toda a minha vida, porque e que vocês não poêm algumas imagens!!!!!!!!!
Daaaa! Não custa nada e so ir ao www.google.pt Eu acho que devem acabar com as pessoas que fazem mal as outras as agressoes acontecem por vezes nas salas de aula, e e uma razao para iniciar confrontos............. |
|
comentou em 13 Feb 2010 6:22:05 AM PDT
Angela,
Parabéns pelo excelente texto. Na verdade é através de artigos dessa natureza que podemos alertar a população, especificamente, educadores, de que devemos trabalhar essas situações em escola, porque depois pode respingar diretamente em todos, na sociedade de forma geral...Não falo em combate, pois semanticamente a tradução é meio polemica, mas passar para esses jovens que o caminho nao deve ser este. E, voce sabe muito bem que esse fato, dentre outros fatores, são da responsabilidade, por irresponsabilidade que as famílias, não todas, mas em grande parte, estão depositando na escola, consequentemente nos educadores. Até entendo a situação de algumas famílias. Perderam o controle dos próprios filhos, não podemos culpá-las tanto, mas sim orienta-los no sentido de reencontrar seu verdadeiro papel junto a educação de seus filhos e seu verdadeiro papel junto a escola. Abraço. Parabéns pelo texto. |
|
comentou em 03 Mar 2010 3:23:56 PM PDT
SUA FILHA DA PUTA , TREM RIDICULO , ME SERVIIU PRA NADA , RETARDADA , PERDI 5 PRECIOSOS MINUTOS DA MINHA VIDA LEENO ESSE LIXO SUA DESGRAÇADA !
|
|
comentou em 04 Mar 2010 3:15:29 PM PDT
Este comentário já vem muito atrasado (dois anos!) mas, a propósito de uma criança de 12 anos que se suicidou ontem no meu país (Portugal), vítima de bullying na escola, encontrei o seu artigo nas minhas pesquisas.
O caso de Leandro Filipe é o primeiro caso mortal de bullying nas nossas escolas. E mete nojo a indiferença dos professores, pais, funcionários e alunos dessa escola. Portugal inteiro não fala de outra coisa senão da negligência de toda esta gente e orgãos de poder. Sou professora também e já resolvi casos de bullying. Recuso-me a ser "espectadora", para mim é a mais vil das cobardias. Só não faz nada quem não quer. Um abraço, Sandra Costa P.S: também escrevo para o blog da biblioteca da nossa escola. Se quiser dar uma espreitada, será bem vinda! O post de hoje é precisamente dedicado ao Leandro: http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/ |
|
comentou em 19 Mar 2010 9:25:24 AM PDT
eu gostei do texto,mas ele é muito grande ele poderia ser um pouco menor.Mas mesmo assim eu entendi,OBRIGADO(faz um texto menor)
|
|
comentou em 21 Mar 2010 1:53:27 PM PDT
o seu artigo esta muito bom ajudou-me imenso para o texto para o texte de portugues ..... muito obrigada
|
|
comentou em 25 Mar 2010 12:49:06 PM PDT
Parabéns, nobre e encantadora escritora! Que você não se desencoraje por certos comentários ridículos que os donos deste site deixaram passar e continue sua luta por uma educação para a paz e a dignidade. Talvez assim, não tereos pessoas capazes de postar comentários tão medíocres como os de certos "leitores". Aos donos do site fica o alerta, NÂO PERMITAM QUE COMENTÁRIOS ABUSTVOS SEJAM POSTADOS nas páginas de seus escritores.
Magnífico artigo! Parabéns! |
|
comentou em 29 Mar 2010 10:07:41 AM PDT
Estou meio perdida, pois mudei meu filho de escola, de uma mais fraca para uma que exige muito mais dele. Já conversei com ele se ele esta sofrendo algum tipo de coação, ele me diz que não. Porém não quer ir a escola de maneira alguma. Sempre tem uma desculpa, faz escandalos, chora. Eu não sei mais o que fazer em relação a isso! Adorei seu texto, esclareceu muitas duvidas que eu tinha, em relação ao Bulling. Estou com receio do meu filho desencadear um problema psicologico mais grave. Se puder me ajudar, serei eternamente agradecida.
|
|
comentou em 30 Mar 2010 5:44:24 AM PDT
esse site é uma bosta tava comendo uma menina e minha empregda ontem
|
|
comentou em 14 Apr 2010 5:46:16 AM PDT
Parabéns pela sua iniciativa.
Bullying: mais pessoas precisam espalhar essa atividade que existe entre os humanos já faz muito tempo; acredito que sempre existiu e muitos acharam normal e nada fizeram para extirpá-lo! Lendo esse valioso artigo, e de outras e mais recentemente sobre a estudante irlandesa, recém imigrante, fortalece a minha conclusão de que meu filho sofreu bullying - incluo normalmente no texto para que faça parte do nosso vocabulário. Esse sofrimento ocorreu desde que foi estudar em um colégio particular, aos 7 anos de idade, e, sim, até os profissionais desse colégio lhe aplicaram. Tudo porque desde os 3 anos já sabia ler, tabuada, etc. Quanto a leitura, somente em letra de forma, pois lia os gibis e livros de literatura infantil, estes, hoje em dia, muitos são apontados como duvidosos. Queria dar-lhe uma formação de cavalheiro, que fosse honesto, decente; é mais ou menos um cavalheiro, porém honesto e decente. Optou por não ter filhos, porque as pessoas não estão preparadas para recebê-los. Aos 8 anos de idade fui obrigada a mandá-lo brincar na rua, e sofri muito com isso, mas aprendeu como defender-se civilizadamente. |
|
comentou em 15 Apr 2010 9:43:50 AM PDT
Estava pesquisa sobre assunto, deparei com este foi o mais esclarecedor, os alunos sofrem mesmo, quando eu estava primário, sofri muito, até que perebi que responder aos meus "amigos", seria pior, resolvi entâo agradece-los pelos apelidos, hoje na minha escola qd percebo que temos alunos sendo prejudicado, peço a eles que nao se importe, agradeça, perde graça.Parabens.
|
|
comentou em 15 Apr 2010 7:49:53 PM PDT
Gostaria que as SEDUC de todos os Estados urgentemente fizessem sindicancia em todas as escolas, porque na realidade a cada dia acontece ñ casos quer seja em sala de aula ou pátio escolar e ninguém toma providência porque não é com eles vejo gestores alheios tudo acontece ao seu redor e não toma nenhuma atitude que lhes são de dever, e tudo fica no mesmo porque a maioria não quer se envolver, pois mancha sua reputação de que tudo pode, todo deve. Isso ocorre em várias esferas dentro do ambiente escolar especialmente entre os professores porque quando encontram um indefeso quieto trabalhador que dá conta de seu recado é alveijado com insultos, palavrões. E o que é pior alguns orientam alunos para maltratarem esses professores os quais sentem na pele esse tipo de agessão verbal, psicólogica chegando muitas vezes a se alsentarem da escola. E isso é gravissímo e asSecretarias de Educação não são alertadas para isso. Vários casos vem ocorrendo em muitas instituições escolares desestimulando os professores os quais preparados,dinâmicos terminam acuados, doentes, presos em suas residencias tristes depressivos sem poder exercer sua profissão a qual acolheu com tanto brilhantismo, mérito, e dedicação.Onde está os Setores Júridicos das SEDUCs? Que não deixam suas mesas e saem em pesquisa de campo sem ser preciso chegar denuncias, basta elaborarem projetos de trabalhos investigativos onde iram descobrir fatos estarrecedores e tomarem as devidas providências urgente. SOS escolas brasileiras...
|
|
comentou em 20 Apr 2010 4:15:43 PM PDT
poderia dizer exatamente o que e a violencia q se chama bullyng
|
|
comentou em 21 Apr 2010 7:06:47 AM PDT
mto bom! Excelente!!! . Na minha sala, uns meninos colacaram apelidos em mim, fiuqei mto triste e tal, mais depois de varias providencias tomadas por mim mesma e minha amigas ( pois os meninos tbm zoavam elas), eles pararam. ainda bem!!!!
Nós começamos a n ligar e td mudou, e olha q o meu apelido era o pios de todos! aqui vai a dica: SE ALGUEM TE ZOA NA ESCOLA, QDO TE CHAMAREM PELO SEU APELIDO N LIGUE, FINJA Q N É VC Q ESTAO CHAMANDO, MAS QUANDO TE CHAMAREM PELO SEU NOME OLHE. N LIGUE PELO Q OS OUTROS FALAM, E OQ ACHAM DE VC, APENAS SEJA VC MESMA! |
|
comentou em 22 Apr 2010 10:32:21 AM PDT
muito bom algum dia também gostaria de escrever algo sobre.
|
|
comentou em 29 Apr 2010 10:35:06 AM PDT
Obrigada Professora Angela! Vou utilizar seu texto em sala de aula. Abraços! Lisandra.
|
|
comentou em 02 May 2010 8:07:17 AM PDT
Eu também já fui vítima de bullying aqui em Brasília, na cidade de Ceilãndia. Na minha adolescencia sofrir muito com isso, eu era um aluno aplicado, porém não tinha paz com certas pessoas e aquilo foi me enfraquecendo. Eram cinco ou mais, ficavam rindo de mim, dizendo piadinhas desagradáveis, acharam pouco e começavam a me arranhá por minha pele ser branca, muito clara, e meus cabelos loiros, eles não gostavam de pessoas assim e eu fiu uma vítima. eu chegava em casa cortado com marcas de unhas, não agoentava ver aquilo e começava a chorar, todos os dias assim. Uma certa vez minha mãe percebeu que eu estava chegando em casa desta maneira e perguntava mas eu por vergonha e medo não respondia. Até que um dia não agoentei mais e falei para minha mãe e ela não gostou e foi até o colégio. O pior! uma das maiores injustiças que acontecia além disso é que os professores viam isso e não faziam nada, ou fingiam que não viam, por esta razão já me sentia totalmente debilitado, sem força nenhuma e desprotegido ficava isolado e nem saia para o intervalo, entrei em depressão. Começei a ficar com medo, faltava as aulas e no final do ano quase perdir o ano. Fiquei com um truma tão grande que nem vontade de falar tinha mais, tinha minhas paquerinhas na escola e passei a não ter mais, isso me impediu até de namorar. Um tempo depois fui transferido para outro colégio porque é um colégio de segundo grau e já cheguei carregando esse trauma tinha muitas meninas afim de mim, mas eu estava assim desde o outro colégio, achava que ninguém queria saber de mim, me sentia sem valor nenhum e não saia para o intervalo. Isso foi me destruindo aos poucos e fui perdendo as oportunidades em minha vida e minha adolescencia que era para ser uma fase de "adolescente mesmo", infelizmente não foi. Hoje estou com 25 anos e ainda não esqueçir, porém muitas coisas mudaram em minha vida Graças à Deus!
Obrigado! |
|
comentou em 03 May 2010 9:28:45 AM PDT
como isso pde acomtecer nas escolas ne......
|
|
comentou em 05 May 2010 1:19:36 PM PDT
adorei tirou minhas duvida
|
|
comentou em 05 May 2010 3:30:48 PM PDT
acho esse comunicado muito emportante
|
|
comentou em 16 May 2010 5:43:34 PM PDT
Antigamente as escola eram respeitadas e os padrões também. Hoje a escola está sendo alvo de coisas ruins. Professores sendo mutilados, agredidos e até mesmo sendo mortos. O respeito acabou. O que aconteceu? Porque tanta violência nas escolas?
Será que esta revolta tem haver com os nossos governantes que deveria servir de exemplos para toda uma sociedade estão fazendo coisas que sujam uma nação? |
|
comentou em 18 May 2010 6:38:15 PM PDT
gente sou novo no colégio e todos os lugares onde passo as pessoas dão risada da minha cara,teve um dia que um menino ja tirou minha calça no banheiro e me jogou pra fora do banheiro pelado e um dia eu ataquei ele com meu lapis e furei o braço dele e eu fui expulso do colégio por 3 dias e ele ficou de boa...(meu colégio ñ é publico)
|
|
comentou em 24 May 2010 10:50:33 AM PDT
isso é um abissurdo o bullying estasendo praticado em todos os locais até nas escolas
|
|
comentou em 24 May 2010 5:24:57 PM PDT
mt bom!
ajudou na minha pesquisa de violencia escolar, acho q sou um expectador, pois agora vou tentar mudar isso!! sinto muito pela sua historia marivaldo!! obrigado msm, esse texto abriu outros horizontes na minha vida! to no 2 grau e tenho 16 anos e acho q isso ira me ajudar futuramente! obrigado |
|
comentou em 27 May 2010 6:18:03 PM PDT
muito bom ajudo muito mais infelizmente o mundo de hoje e cheio de bullying
|
|
comentou em 27 May 2010 7:02:03 AM PDT
Fui e sou vítima de bulling na UNIUBE. Transferi não só de urma mas como de turno. Fui vítima de agressão por causa disso. Já pensei em me matar. o que eu faço?
|
|
comentou em 01 Jun 2010 3:26:57 PM PDT
A todos os que leram e postaram comentários dignos de seres civilizados e cultos, vão os meus mais sinceros agradecimentos pelas opiniões postadas.
Aos que leram, não gostaram do texto e postarm comentários de baixo nível, vai o meu mais profundo pesar, afinal pessoas assim jamais terão capacidade de argumentação e para serem notadas, usam de qualquer arma. Sinto muito por vocês! A vc, MARCELA vai uma recomendação: JAMAIS DEIXE QUE PESSOAS INESCRUPULOSAS FAÇAM VC SE SENTIR PRA BAIXO, NA REALIDADE ELAS SÃO DIGNAS DE AJUDA, POIS REPETEM COM O OUTRO AQUILO DE QUE SÃO VÍTIMAS. Ninguèm dá o que não tem, seres que não recebem amor, não dão amor. Pense nisso! Vc é especial! Vamos lutar contra o Bullying e não sermos vítimas dele. Qualquer coisa que precisar estou por aqui. um abraço ANGELA ADRIANA DE ALMEIDA LIMA |
|
comentou em 28 May 2010 8:26:18 PM PDT
Por necessidade precisei saber mais sobre o assunto e seu texto foi um excelente esclarecimento. Desejo muita sorte à você e parabéns pelo artigo muito bem elaborado.
|
|
comentou em 13 Jun 2010 2:47:04 PM PDT
Estou lendo hoje seu texto e embora tenha sido postado em 2008 é bastante atual e o tema é de grande importância para nós educadores.
Realmente temos de combater o bullyng de todas as formas, sobretudo atuando e orientando os alunos das séries iniciais, pois creio ser mais fácil obter resultados duradouros nas demais. Abordei o tema da violência, não apenas o bullyng, em minha tese de Pós, podem acessá-la em meu site Abraços, Felício |
|
comentou em 14 Jun 2010 8:05:57 AM PDT
eu achei excelente esse trabalho adorei
|
|
comentou em 17 Jun 2010 5:01:11 AM PDT
o ano passado eu sofri bullying! é uma dor horrivel nos sentimentos!!! sem conta que uma garota de 1,40 de altura queria me bater (a Leticia!!!!!) e eu tinha que vir com a minha mãe pra escola, isso que eu tinha 15 anos!!!!! foi terrivel! mais agora eu freguento os bullying's anonimos, e estou MUITO melhor! agradeço ao meu senhor bom deus por essa cura! por eu não ter apanhado e etc..... e louvem ao senhor!!!! e aos sofredores de bullying anonimos.
|
|
comentou em 18 Jun 2010 6:20:20 AM PDT
meu eu adorei esse artigo muito bom!!!!!!!
|
|
comentou em 18 Jun 2010 10:02:10 PM PDT
faço especialização em língua portuguesa e o tema de minha monografia é sobre violência escolar...procurando algo à respeito de bullyng,deparei-me com esse texto e o achei interessantíssimo,não por apenas analisar a prática de aluno a aluno,mas também,aluno-professor e vice-versa.parabéns à autora!!!
|
|
comentou em 07 Jul 2010 6:10:07 AM PDT
Angela,
achei seu texto muito interessante. Eu pretendo fazer minha tese de conclusão de curso sobre o bullyng, e gostaria de saber se você possui mais referências bibliográficas sobre o assunto. Obrigada Beatriz |
|
comentou em 12 Jul 2010 11:18:24 AM PDT
Já sofrir muito com isso, fui vítima do bullying na escola. Meus colegas não gostavam de mim por causa da minha cor(branca) porque maioria eram de pele mais escuras.
|
|
comentou em 03 Aug 2010 4:09:46 AM PDT
genti bullying nao leva ninguem em lugar algum .
|
|
comentou em 05 Aug 2010 10:45:11 AM PDT
muito bom pois eu pude tirar todas as minhas duvidas que tinha
|
|
comentou em 06 Aug 2010 4:59:37 PM PDT
Muito boa essa matéria do Bullying.Consegui até fazer um trabalho sobre violência na faculdade e coloquei partes do conteúdo dessa matéria em meu trabalho e a minha classe adorou.Obrigado a quem pesquisou sobre isso,me ajudou muito!
|
|
comentou em 11 Aug 2010 7:30:48 PM PDT
nao sabia oke erA BULLING MAS AGORA Foii boom saber aff ngm merece..
|
|
comentou em 15 Aug 2010 2:22:13 PM PDT
ADOREI JÁ FIZ A MINHA AVALIAÇÃO EU JÁ SOFRI
|
|
comentou em 18 Aug 2010 8:13:49 AM PDT
Gostei muito do texto Sou aluna do IV semestre de Letras da FFCL de Ituverava-SP, e no momento este assunto está sendo discutido na minha sala, pois envolve cada parte relacionada a familia/escola/comunidade.
Parabéns. |
|
comentou em 19 Aug 2010 10:01:15 AM PDT
poxa gostei muito msm ensina para este q se acha o bambambam mais nada disso os mais fracos tinham q reagi tbm pq isso nem se faz
|
|
comentou em 21 Aug 2010 6:26:48 AM PDT
PRECISAMOS TER NOÇÃO DE QUE TODO MUNDO TEM DEFEITOS, E QUE MERECEMOS RESPEITO!
BULLYING É UMA COISA VERGONHOSA E TOTALMENTE CRUEL! ADOREI O ARTIGO. QUANDO SERÁ QUE O HOMEM TERÁ CONSCIÊNCIA? |
|
comentou em 21 Aug 2010 6:34:14 AM PDT
ANGELA,
MINHA IRMÃ SOFRE BULLYING NA UNIVERSIDADE, NO CURSO DE FILOSOFIA DA UFPI(PIAUÍ) ELA ESTÁ DEPRIMIDA E TRISTE CONSTANTEMENTE! TEM UMA MULHER, QUE FAZ DE TUDO PRA VIDA DA MINHA IRMÃ SER UM INFERNO LÁ! EU QUERIA SABER O QUE PODEMOS FAZER LEGALMENTE CONTRA ELA, POIS JÁ SÃO PESSOAS ADULTAS! E O PIOR É QUE ATÉ OS PROFESSORES DO CURSO PARTICIPAM VEZES COM ESPECTADORES, VEZES COMO VILÕES! TODA VEZ QUE ELA LEMBRA QUE TEM QUE IR PRA UNIVERSIDADE, ELA FICA DEPRIMIDA E TEM VONTADE DE LARGAR TUDO! POR FAVOR ME DÊ ALGUMA SUGESTÃO, É TÃO RUIM VÊ-LA ASSIM! |
|
comentou em 24 Aug 2010 5:57:27 PM PDT
Sou professora e me corta o coração ao ver esse tipo de agressão na escola. Precisamos urgentemente pensar em algo que mude essa atitude tão cruel entre crianças e adolescentes. Estou estudando sobre o assunto para a minha monografia, na área de Gestão Escolar e sinto que posso contribuir para mudar essa realidade.
|
|
comentou em 25 Aug 2010 10:43:08 AM PDT
bom eu nao gosto de briga mais se alguem vim pra sima de mim eu nao ligo
|
|
comentou em 26 Aug 2010 4:14:41 PM PDT
isso é bastante legal por que eu aprendi no meu trabalho escolar bastante coisas
|
|
comentou em 26 Aug 2010 5:40:58 PM PDT
Eu acho q o Bully deve ser evitado por q eu naum gosto e acho q todos também naum quem gosta tem q parar de gosta por q a pessoa q esta sendo agredida ou zombada fica muito triste e pode ate se suicida se vc conhece alguem q sofre com isso ajude-o naum deixe q ele continue fazendo aquilo
|
|
comentou em 26 Aug 2010 5:42:51 PM PDT
SE algum de vcs conhece alguém q sofre disso ajude-o
|
|
comentou em 27 Aug 2010 11:07:39 AM PDT
Prezada, parabéns pelo artigo, que se integra com o Assédio Moral no Trabalho ou na Escola. Em contra partida precisamos ter cuidado de as escolas particulares terem o código do consumidor de olho no produto que está sendo vendido aos clientes: os alunos, que por sua vez tem o ECA estatuto da Criança e do Adolescente o protegendo.
É preciso que as escolas se profissionalizem, e deixem claro suas normas de condutas internas, assim como os pais têem o Estatuto da Defesa do Consumidor e o ECA a favor deles. Sou mãe e educadora. Acredito que em se tratando de instituição particular , deveria de forma sutíl ser avaliado através de entrevista os pais e o aluno, para saber qual o tipo de educação desta criança recebe de sua família, para aceitá-la ou não, através avaliações rigorosas ou não, conforme cada caso, acredito que só assim consegueríamos uma uniformidade com qualidade, dentro de sala de aula em questão de EDUCAÇÃO. As futuras GERAÇÕES agradeceriam. |
|
comentou em 28 Aug 2010 11:07:59 AM PDT
eu acho o BULLYING muito perigoso na escola onde eu estudo estamos fazendo um projeto sobre esse tema esta sendo muito divertido !!!! os alunos nao querem sofrer nem um tipo de BULLYING na escola entao nos temos que cabar com essa bricadeira !!!!! EU NAO QUEROOO BULLYINGGG!!!
|
|
comentou em 30 Aug 2010 12:15:34 PM PDT
É eu acho isso muito ruim porque as pessoas não podem ter paz por causa de certas pessoas, e sempre vão viver infelizes.
|

Autor)


